PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Um blog sobre tendências e experiências de empresas e marcas com causas sociais que promovem impacto positivo na sociedade

Opinião|O Brasil pode inspirar o futuro. Precisamos acreditar e fazer direito.

Segundo os economistas, finalmente estamos saindo da mais profunda crise econômica que o Brasil viveu nos últimos 100 anos. Alguns setores da economia já começam a se recuperar e os números tendem a melhorar nos próximos 3 anos. Em 2020, se não houver nenhuma trapalhada interna ou uma crise externa, voltaremos a crescer em proporções semelhantes a 2014. Sim, estamos e ainda vamos perder muitas oportunidades de avançar em vários indicadores como renda, educação, saúde, cultura, entre tantos outros, por conta dos desarranjos políticos e econômicos. Mesmo com ganhos democráticos, o período de recessão ainda será sentido por muitos anos.

Atualização:

E agora? Agora é focar na solução e correr atrás do prejuízo.

PUBLICIDADE

Temos que nos indignar com a desigualdade social que assola este país, que provoca seríssimas distorções no nosso desenvolvimento econômico e nos impede de ser uma nação mais justa e competitiva no mercado internacional.

Está na hora de colocar energia nos projetos que vão fazer nosso país crescer novamente. E todos nós, indivíduo, sociedade, governo, executivo, ativista, seja qual for seu papel neste país, temos que voltar a acreditar no Brasil. E para começar, precisamos fazer direito, com ética, com respeito e olhar para as oportunidades do futuro, dessa nova era que vem por aí.

 Foto: Estadão

Não faltam exemplos para nos inspirar e mostrar ao mundo que por aqui também tem muita inovação. Foi isto que trouxe Hugh Forrest, o principal nome do SXSW, um dos mais importantes festivais de inovação do mundo, ao Brasil. Forrest esteve com os principais nomes da indústria criativa brasileira e participou do lançamento de uma plataforma que visa reforçar a presença do País no palco do SXSW.

O movimento, chamado Brazil Inspires The Future, é uma parceria das agências Lynx e Storymakers com a organização do festival. O objetivo é ampliar a presença do Brasil e discutir com o mundo como as iniciativas brasileiras estão lidando com os principais desafios globais. A Embraer, por exemplo, vai discutir com especialistas globais quando os veículos aéreos autônomos vão ocupar os espaços nos principais centros urbanos do planeta. Já aNatura, vai mostrar ao mundo como é construir uma marca com impacto positivo em larga escala e debater o futuro da sustentabilidade na indústria de beleza. Essa e outras iniciativas são fundamentais, não apenas por inserirem o Brasil no centro das discussões globais, mas também por estimularem a troca entre diferentes realidades.

Publicidade

O nosso futuro (acredito que ainda vou viver mais uns 50 anos) e o futuro desta geração que esta aí, ou está por chegar, dependem muito das nossas realizações hoje. Se você acredita, bora participar de uma causa!

 

Opinião por Wal Flor
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.