EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Jornalista e comentarista de economia

Opinião|A Europa não avança sem crise

As autoridades da Europa estão avisando, cada vez com mais insistência, que não existe salvação, nem para o euro nem para a União Europeia, sem uma unificação dos orçamentos, dos sistemas tributários, dos sistemas previdenciários e das políticas de subsídios. Enfim, estão dizendo que é preciso de um mínimo de unidade fiscal que, na prática, exige coordenação política, para não ter de dizer que exige união política.

PUBLICIDADE

Foto do author Celso Ming
Atualização:

Muita gente fala que isso é proposta de visionário, que não leva em conta as diferenças e a crônica falta de disposição dos países europeus de partilhar uma espécie de governo unificado.

PUBLICIDADE

O problema é que apenas dez anos de moeda única mostraram que não é possível a sobrevivência do euro nessas condições. Ou haverá um racha e os países voltarão às suas moedas nacionais, num clima de fracasso e forte volatilidade cambial. Ou essa situação obrigará a avançar.

E talvez esse panorama terrível seja a solução. A Europa nunca avançou sem crise. Sempre foi tudo à custa de muito sangue e muito tranco. E certamente desta vez não vai ser diferente.

Opinião por Celso Ming

Comentarista de Economia

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.