PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Jornalista e comentarista de economia

Opinião|BC americano dá primeiro passo para reaperto dos juros e do crédito

Na noite de ontem, o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, decidiu elevar em um quarto de ponto porcentual ao ano os juros que pratica com os bancos nas operações de redesconto, ou seja, quando empresta aos bancos com garantia de títulos.

Foto do author Celso Ming
Atualização:

Essa está longe de ser uma linha tão importante de crédito quanto os juros primários, mas é o primeiro passo em direção ao reaperto dos juros e do crédito. Durante a crise, o Fed despejou mais de US$ 2 trilhões nos mercados para enfrentar a crise e, em consequência disso, os juros básicos estão muito próximos de zero.

PUBLICIDADE

Não há nenhuma perspectiva imediata de que o Fed reverta essa política de dinheiro farto, porque a atividade econômica nos Estados Unidos ainda está fraca e o desemprego está alto demais, mas o BC americano entendeu que precisa passar o sinal de que o processo de reversão tem de começar.

A consequência imediata foi certa valorização do dólar diante das outras moedas, queda dos preços das commodities e alguma desvalorização dos preços das ações, mas trata-se de apenas um ajuste temporário.

A percepção geral é a de que as autoridades do mundo inteiro, e não apenas dos Estados Unidos, têm de começar o processo de normalização da oferta de dinheiro no mundo.

Opinião por Celso Ming

Comentarista de Economia

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.