EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Jornalista e comentarista de economia

Opinião|É a economia

Os jornais estão agora à procura de razões que justifiquem a forte queda nas pesquisas de intenção de voto do candidato da oposição, José Serra, logo ele, que liderava todas as enquetes até há algumas semanas.

PUBLICIDADE

Foto do author Celso Ming
Atualização:

E a maioria dessas razões não explica nada. Dizer que Serra ficou parado e deixou à espera seus aliados justifica pouca coisa. É verdade que fez lambanças demais no processo de escolha do vice; que é excessivamente centralizador; que vem conduzindo mal sua campanha e tal. Mas nada disso explica.

PUBLICIDADE

A mais importante razão que derrubou o candidato José Serra nas pesquisas é a percepção do eleitorado de que a economia está razoavelmente bem conduzida e vem proporcionando confortos melhores do que há alguns anos aos cidadãos de praticamente todas as classes sociais.

Na campanha contra o presidente Bush, os marqueteiros do então candidato Bill Clinton criaram o slogan "É a economia, idiota". Os administradores da campanha de Dilma Rousseff poderiam dizer o mesmo. Só falta o candidato José Serra incorporar essa mensagem.

Opinião por Celso Ming

Comentarista de Economia

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.