PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Jornalista e comentarista de economia

Opinião|Faltou convencer

Uma coisa é estar convencido de algo e tentar repassar a certeza para os demais. Outra, bem diferente, é querer que as coisas mudem e usar os outros para tentar obter esse resultado.

Foto do author Celso Ming
Atualização:

Esse segundo modo de agir e argumentar envolve o que os ingleses chamam de wishful thinking. E, às vezes, é essa a impressão que passa o Banco Central até mesmo no principal instrumento de que dispõe para agir sobre as expectativas dos agentes da economia.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

O Relatório de Inflação divulgado nesta quinta-feira deveria ser peça sólida para ajudar a prever a trilha da inflação e da economia brasileira nos próximos meses. Mas está longe disso. Lacunas e, sobretudo, contradições permeiam o texto.

O Banco Central insiste, por exemplo, em que, embora "de forma não linear", a trajetória da inflação converge para a meta de 4,5% ao ano. Mas suas projeções o desmentem. Para este ano, prevê inflação de 5,7%; para 2013, de 4,8%; para 2014, de 4,9%. Ou seja, não há como esperar a inflação na meta nem em 2014.

Se o discurso e a demonstração fossem coerentes e, sobretudo, consistentes, essas diferenças seriam imperceptíveis e pouco significativas. Não são.

O documento não conta com reajuste dos combustíveis ao longo do ano que vem. Há dois dias, no entanto, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, avisou que está previsto, sim, esse reajuste - o que, segundo ele, não deveria espantar ninguém, porque "todo ano tem". Não estão informadas nem a data nem em quantas vezes ocorrerá. A direção da Petrobrás advertiu, inúmeras vezes, que, sem uma correção de 15% dos preços dos combustíveis, não poderá levar adiante seu plano de investimentos de US$ 236,5 bilhões até 2016. Ainda nesta quinta-feira, o diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, explicou que um reajuste de 10% nos preços da gasolina bastaria para aumentar em 0,9 ponto porcentual a inflação em 12 meses. Só com esse impacto, os 4,8% de inflação projetada pelo Banco Central para 2013 pulariam para 5,7%.

Publicidade

Para garantir suas expectativas, o Relatório também assegura em 2013 o cumprimento do superávit primário de 3,1% do PIB. Essa é uma sobra de arrecadação destinada ao pagamento da dívida, que reflete administração equilibrada das contas públicas. Mas o texto alerta que a política fiscal deixou de ser neutra para ser expansionista. Ou seja, até agora, o governo atua contra a convergência da inflação para a meta. Está mais preocupado em não repetir o fiasco do PIB chinfrim.

Outro fator que age contra uma inflação bem comportada é a alta do custo da mão de obra. O Relatório avisa que o mercado de trabalho opera "com margem estreita de ociosidade". É, enfim, o pleno emprego. Se esse fator já opera com a corda esticada numa economia que avança a apenas 0,9%, imagine-se a quantas operará caso se confirmem no ano que vem as projeções oficiais de um avanço do PIB de 4,0% a 4,5%.

Em suma, a inflação entra em 2013 com quentura superior àquela com que o Banco Central diz contar. Se é para empurrá-la para dentro da meta ou para perto disso, será preciso acionar outros instrumentos, especialmente a política fiscal (mais austeridade nas contas públicas) e a política cambial (impedir novas altas da moeda estrangeira no câmbio interno).

CONFIRA

 Foto: Estadão

A tabela do Relatório de Inflação mostra como a elevação de custo da mão de obra (custo unitário do trabalho) derruba a produtividade da indústria de transformação.

Publicidade

Mercado apertado. Em 2013 o salário mínimo terá um reajuste de 8,5%, bem abaixo do de 2012 (14%). No entanto, a expectativa é de alta dos salários, por causa da melhora da atividade econômica. Só eventual agravamento da economia mundial mudaria esse quadro.

Opinião por Celso Ming

Comentarista de Economia

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.