PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Jornalista e comentarista de economia

Opinião|Fed faz apelo por aumento do emprego nos EUA

Há dias o presidente do Fed, o banco central dos Estados Unidos, Ben Bernanke, fez um apelo aos bancos americanos para que não deixassem de emprestar recursos para a pequena e média empresa americana, porque é nestas empresas que pode haver um aumento significativo do emprego.

Foto do author Celso Ming
Atualização:

Se esse apelo vai ou não ser atendido são outros quinhentos. O que importa aqui é notar como vai preocupando as autoridades o fato de que a recuperação da crise - que é frágil, mas é recuperação - está sendo feita em detrimento do emprego: as empresas produzem e vendem mais, mas não contratam mais gente.

PUBLICIDADE

Isso está acontecendo por três razões. Primeira, porque aumentou a utilização de Tecnologia da Informação, que dispensa mão de obra.

Segunda razão, o medo do desemprego ou, simplesmente, a falta de oportunidades, está levando o trabalhador americano a aceitar produzir mais por menos salário.

E, terceira, o despejo de crédito e recursos oficiais para o consumo em todo o mundo rico está produzindo um efeito inesperado. Está criando mais mercado para os produtos chineses ou asiáticos, que estão chegando mais baratos nos Estados Unidos e na Europa. E cada vez que um americano ou um europeu compra um produto asiático, está ajudando a fechar um posto de trabalho nos Estados Unidos e na Europa.

Enfim, são coisas que vão acontecendo, sem que política nenhuma tenha se dado conta dessas consequências.

Publicidade

Opinião por Celso Ming

Comentarista de Economia

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.