PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Jornalista e comentarista de economia

Opinião|FMI pede corte de salários e aposentadorias na Grécia

O Fundo Monetário Internacional está pedindo, nos trâmites das negociações com objetivo de concessão de um empréstimo de emergência, que a Grécia reduza salários e aposentadorias. E o governo grego, pelo menos por enquanto, vai resistindo a essa exigência.

Foto do author Celso Ming
Atualização:

Em princípio, a redução de salários e aposentadorias parece uma proposta dura e politicamente inviável. Mas ela é apenas a consequência da falta de soberania monetária da Grécia.

PUBLICIDADE

Se a Grécia tivesse moeda própria, o mesmo efeito correspondente à redução de salários e aposentadorias seria obtido por meio da desvalorização da moeda, no caso a dracma, e da elevação dos juros, porque seu poder aquisitivo seria rebaixado em relação às importações.

Como, no entanto, está na União Monetária Europeia, a Grécia não pode usar esse recurso. Tem de usar o mesmo recurso que foi empregado pelos alemães nos últimos anos, que foi o de rebaixar seu próprio salário em euros, de maneira a dar maior competitividade ao produto alemão de exportações.

Mas a saída da Grécia do bloco do euro seria hoje impensável. Se não consegue crédito nem tendo uma moeda como o euro, imagine-se o que não aconteceria se tivesse uma nova moeda desvalorizada em relação ao euro, que aumentaria substancialmente a dívida que hoje está em euros.

Opinião por Celso Ming

Comentarista de Economia

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.