PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Jornalista e comentarista de economia

Opinião|Passo tartaruga

Como das outras vezes, o governo Dilma preferiu desclassificar as projeções dos economistas do FMI como irrealistas ou influenciadas pelos pessimistas

Foto do author Celso Ming
Atualização:

A ficha que o Fundo Monetário Internacional (FMI) preencheu sobre o desempenho da economia do Brasil é desalentadora. Crescerá este ano apenas 0,3% e, em 2015, não mais que 1,4%. Essas magnitudes são o resultado de revisões seguidas, todas para baixo. (Veja a tabela abaixo.) Mais ainda, ao contrário do que vêm afirmando a presidente Dilma e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, esse fiasco se deve às escolhas equivocadas de política econômica: "A fraqueza primordial (da economia brasileira) vem de fatores domésticos" - afirmou, nesta terça-feira, o vice-diretor do Departamento Econômico do FMI, Gian Maria Milesi-Ferretti.

 

PUBLICIDADE

Como das outras vezes, o governo Dilma preferiu desclassificar as projeções dos economistas do Fundo como irrealistas ou influenciadas pelos pessimistas dos seus próprios quadros e também os daqui, como fez o ministro Guido Mantega nesta terça-feira.

O Banco Central do Brasil vem trabalhando com um avanço do PIB de 0,7%. É mais do que o dobro das previsões do FMI, mas, ainda assim, muito baixa. O mercado financeiro, ouvido semanalmente pelo Banco Central por meio da Pesquisa Focus, apontou, na semana passada, a média de crescimento do PIB para este ano de apenas 0,24%.

Do ponto de vista macroeconômico é um desempenho muito perto do desastre. Baixíssima atividade econômica, como a de agora, predispõe o organismo econômico a infecções de todo tipo. Implica arrecadação mirrada, portanto, problemas para a execução do Orçamento. Quando conjugada com expansão forte das despesas, como ocorre agora, leva à expansão da dívida pública. Deixa a economia mais propensa à inflação, aos desequilíbrios no balanço de pagamentos e a distorções, como o desânimo e a queda dos investimentos.

A insistência do governo,repetida nesta terça-feira, de que a frustração do PIB se deve unicamente à crise externa não tem cabimento. Se esse diagnóstico tivesse consistência, o desempenho da economia brasileira não ficaria assim muito abaixo da média dos demais países da América Latina (de 1,3%) e da média dos países emergentes (4,4%).

Publicidade

Mesmo se fosse aceitável a explicação oficial para esse resultado medíocre, ficaria fácil de comprovar que o governo errou, quando não por outra razão, ao menos por não ter levado em consideração o impacto do mau desempenho mundial sobre a economia interna.

Foram inúmeras as vezes, nos últimos três anos, em que a presidente Dilma e as autoridades da área econômica vieram a público para dizer que não havia nada de especialmente errado com a economia. E que, apesar da crise externa e graças à excelência da política econômica, vinham sendo incorporados cerca de 40 milhões de brasileiros ao mercado de consumo.

Ao longo desta campanha eleitoral, a presidente Dilma insistiu em afirmar que a inflação está, sim, um pouco fora do ponto, mas, em compensação, a economia vive dias nunca vistos de pleno-emprego e a recessão foi evitada - como se um crescimento de apenas 0,3% neste ano fosse muito diferente da recessão.

O governo Dilma chega ao fim do seu primeiro mandato com esse crescimento econômico aí, com uma inflação acima do teto da meta e com o nível de confiança mais baixo dos últimos cinco anos. Decididamente, não são boas credenciais para apresentar ao eleitor.

 
Opinião por Celso Ming

Comentarista de Economia

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.