EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Jornalista e comentarista de economia

Opinião|Pecados capitais

A sucessão de resultados medíocres do PIB e de inflação alta demais (à altura dos 6,0% ao ano) ao longo do governo Dilma não pode ser atribuída à crise global, como dizem as autoridades de Brasília.

PUBLICIDADE

Foto do author Celso Ming
Atualização:

Esta é, em si mesma, uma alegação incoerente. Se a situação externa tivesse tanta influência, como quer fazer crer o governo, a inflação também estaria em torno de zero, como lá.

 Foto: Estadão

 

PUBLICIDADE

As frustrações não têm explicação senão a má condução da economia, num cenário externo desfavorável, é verdade, mas marcado por escolhas equivocadas de política econômica.

A desarrumação começou ainda em 2011, quando o governo Dilma pretendeu ativar o avanço econômico com uma política fiscal frouxa, destinada a aumentar o consumo, derrubada acentuada dos juros (até abril de 2013), acompanhada de uma política de desvalorização da moeda (alta do dólar).

A justificativa para esse arranjo foi a de que se precisou montar uma política econômica contracíclica mais desonerações fiscais para enfrentar a estagnação externa. Mas os pressupostos da manobra revelaram-se igualmente equivocados. Ficou claro que não basta estimular o consumo com mais despesas públicas e juros artificialmente achatados num quadro de baixa competitividade da indústria. O aumento da demanda foi alimentado com mais importações e, apesar do bom desempenho do setor agrícola, provocou deterioração nas contas externas. O mergulho extemporâneo dos juros, acompanhado de uma política de desvalorização do real, além de não ampliar o mercado externo para o setor produtivo, causou mais inflação. Para evitar a escalada desastrosa dos preços, o governo optou pelo represamento dos preços administrados (tarifas de energia, dos combustíveis e dos transportes urbanos). E a reviravolta da política de juros não foi suficiente para segurar a inflação.

Tudo isso junto derrubou a confiança tanto do setor produtivo como do consumidor. O Tesouro está esgotado porque gastou em excesso e renunciou demais à arrecadação de impostos. Não consegue manter seu foco anticíclico quando mais precisa dele para reativar a economia.

Publicidade

O governo Dilma descobriu tarde que a ênfase no consumo, sem acionamento do investimento, produziria a derrapada que hoje se vê na economia. A política de abertura às concessões de serviços públicos também não deslancha, por falhas de gerenciamento do mesmo tipo das que causaram atraso e desperdício nas obras da Copa do Mundo.

Como ocorreu com o Tesouro, o avanço ao patrimônio das joias da coroa, como Petrobrás e Eletrobrás, sacrificou a capacidade de investimento dessas empresas e derrubou setores promissores da economia, como o do etanol e o da produção de energia alternativa.

Há quem argumente que a economia precisa só de certos ajustes. Não é verdade. Além de uma forte recalibragem nos fundamentos para que voltem a dar sustentabilidade ao crescimento, a economia precisa de reformas. E isso, por sua vez, exige uma custosa transferência de contas a pagar para toda a sociedade.

CONFIRA:

 Foto: Estadão

Aí está a participação dos três principais setores da economia no bolo do PIB. (Não há dados de 2014.)

Publicidade

Agronegócio

O desempenho do setor agropecuário (crescimento de 3,6% no primeiro trimestre sobre igual período do ano passado) foi o que impediu um desastre total do PIB, apesar da precariedade da infraestrutura, que mantém elevados os custos de produção. E, no entanto, o governo Dilma continua com o desmonte do setor do etanol, na medida em que mantém artificialmente baixos os preços da gasolina.

Opinião por Celso Ming

Comentarista de Economia

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.