PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Jornalista e comentarista de economia

Opinião|Rombos dos países mais frágeis do euro são mais profundos

Os mercados financeiros têm hoje mais um dia de mau humor porque o que já se suspeitava se confirmou. Os rombos dos países mais frágeis da área do euro são mais profundos do que os admitidos até aqui.

Foto do author Celso Ming
Atualização:

O déficit orçamentário da Grécia no ano passado, por exemplo, foi de 13,6% do PIB e não de apenas 12,7% do PIB, como seu governo vinha admitindo até agora. Também apresentam déficits bem maiores a Irlanda, a Espanha e Portugal. A revelação foi feita hoje pela Eurostat, o organismo encarregado das estatísticas da União Europeia.

PUBLICIDADE

Por conta dessas más notícias, os mercados vieram abaixo. O euro caiu para US$ 1,33; as bolsas do mundo inteiro mergulharam e um sentimento de aversão ao risco voltou a tomar conta dos mercados.

Aí tem duas coisas. Tem o fato de que algumas contas só ficam mais claras após uma apuração mais rigorosa. E tem também o fato de que a Grécia e um punhado de países da Europa vinham escondendo, ou até mesmo fraudando, suas estatísticas, como se confirmou no caso da Grécia.

A revelação de que a situação financeira da Grécia é pior do que se imaginava lança novas dúvidas sobre os programas de austeridade adotadas pelo governo de Atenas. Além disso, dificulta e encarece o levantamento de recursos no mercado financeiro para dar cobertura à insuficiência de recursos.

Enfim, vai ser preciso mais algum tempo até que os mercados digiram essas novas más notícias.

Publicidade

Opinião por Celso Ming

Comentarista de Economia

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.