PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Além da economia

Nova CPMF faz estrago antes de ser criada

O Imposto sobre Transações Financeiras (ITF), aquele que foi sem nunca ter sido. Essa pode ser a história da proposta da reforma tributária do governo, com a queda do secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, nesta quarta-feira, dia 11. Um assessor direto de Cintra teria falado antes da hora sobre detalhes do novo imposto e desagradado o ministro Paulo Guedes -- que ainda precisaria discutir a proposta com o próprio Bolsonaro.

Por Cida Damasco
Atualização:

Essa precipitação, porém, não explica, por si só, a derrubada de Cintra. Na verdade, só acentuaria a a insatisfação do presidente com o secretário, que a seu ver não controlaria a Receita, como ficou claro, por exemplo, no episódio de investigações de membros da família Bolsonaro.

PUBLICIDADE

Afinal de contas, Guedes não escondia de ninguém que um dos pilares da sua proposta era a volta da CPMF como substituição, parcial ou total, de um tributo já existente -- no caso, a contribuição patronal sobre a folha de pagamentos, que na avaliação da equipe econômica é um fator importante de inibição da criação de empregos. O ministro vinha argumentando que a CPMF pode ser um "imposto feio e chato", mas com vantagens, principalmente a facilidade de arrecadação. Algo na linha do "ruim com ele, pior sem ele".

Mas, pelo que se tem visto e ouvido, o esforço de Guedes a favor da nova CPMF teria de ser grande.  A começar,  junto ao próprio Bolsonaro, apesar do seu discurso dúbio em relação ao tema. Embora tenha garantido várias vezes que no seu governo a CPMF não seria retomada, numa entrevista recente à Folha de S.Paulo o presidente disse que a recriação da CPMF teria de ser acompanhada por uma compensação para as pessoas -- sem esclarecer o que seria essa compensação. O detalhamento antecipado da proposta, nesta terça-feira, teria irritado Bolsonaro e selado a queda de Cintra.

Os críticos da CPMF são muitos e situam-se em vários circuitos -- empresariais, financeiros, técnicos e políticos. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ) vocalizou a rejeição generalizada ao velho/novo tributo, o ITF, e afirmou que essa proposta enfrentaria muitas dificuldades para avançar no Congresso.

As razões dessa rejeição são inúmeras. Vão da cumulatividade na cobrança à desintermediação financeira, passando pelo fato de pesar mais justamente no bolso dos mais pobres. Num quadro de inflação e juros baixos, combinado com a novidade das criptomoedas, o risco de desintermediação financeira é maior do que nos tempos da velha CPMF.

Publicidade

Finalmente, da forma como foi apresentada pela Receita Federal, antes da queda de Cintra, a CPMF de Guedes nem conseguiria compensar a redução ou extinção da contribuição patronal sobre a folha de pagamentos. O ministro projetava uma arrecadação de cerca de R$ 150 bilhões com o novo tributo -- a ser cobrado nas duas mãos das transações financeiras, pagamento e recebimento.

Moral da história: A reforma tributária pode até ganhar velocidade, se o bode da CPMF sair realmente da sala. As propostas que estão na Câmara e no Senado, centradas na simplificação tributária, continuam andando. O governo é que parece ter perdido o passo e terá de se apressar, se não quiser ser apenas coadjuvante nesse processo. Se na Previdência o papel do Congresso foi crucial para ajustar a proposta, acomodar interesses, enfrentar pressões e garantir a sua aprovação, na tributária esse protagonismo pode ser ampliado. Com a própria autoria da proposta.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.