PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Direito do consumidor

Opinião|Academia de ginástica não pode deixar aluno sem banho

Atualização:
Cena do chuveiro no filme Psicose, de Hitchcok: alunos temem ficar sem banho após ginástica Foto: Estadão

 

Algumas academias de ginástica e centros esportivos já começam a adotar medidas restritivas para economizar água. Muitas delas limitam o uso dos chuveiros, como fez o Sesc, que desde outubro do ano passado reduziu apressão da água nas torneiras e limitou a 15 segundos o tempo de liberação de água nos chuveiros de algumas unidades.

PUBLICIDADE

Veja quais são os direitos do aluno e o que as academias podem fazer para enfrentar a falta d'água:

1. Antes de impedir os alunos de tomar banho no local, aacademia de ginástica pode tomar outras medidas para não penalizar o consumidor na escassez de água. Afinal, diversos estabelecimentos têm comprado água de caminhões pipa para abastecer seus estabelecimentos. O banho é indispensável para alunos que vão direto para o trabalho ou para a escola após a ginástica ou natação.

2. Para novos alunos, o aumento de custo decorrente da compra de cota extra de água pode ser repassado para os valores das mensalidades. Não tem jeito, o sacrifício vai sobrar para todo mundo, já que não foram tomadas medidas pelas autoridades, para prevenir a situação que levará ao racionamento.

3. É importante fazer campanha entre os alunos para que economizem água, e implantar sistema de restrição, limitando o tempo de abertura dos chuveiros e torneiras. E aconselhando quem puder, a usar o banheiro em casa.

Publicidade

4. A conscientização sobre a economia de água é importante, principalmente se o racionamento em São Paulo for implantado de forma radical, com vários dias sem fornecimento. Nesse período, a academia terá que garantir pelo menos a água dos bebedouros e sanitários.

Leia também:

GUIA: Como economizar água

ESPECIAL: Calcule as reservas do sistema Cantareira

Relatos dos leitores sobre a falta de água

Publicidade

 

Opinião por Economia & Negócios
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.