Academia de ginástica não pode deixar aluno sem banho

Academia de ginástica não pode deixar aluno sem banho

Economia & Negócios

03 Fevereiro 2015 | 09h27

Cena do chuveiro no filme Psicose, de Hitchcok: alunos temem ficar sem banho após ginástica

Cena do chuveiro no filme Psicose, de Hitchcok: alunos temem ficar sem banho após ginástica

 

Algumas academias de ginástica e centros esportivos já começam a adotar medidas restritivas para economizar água. Muitas delas limitam o uso dos chuveiros, como fez o Sesc, que desde outubro do ano passado reduziu a  pressão da água nas torneiras e limitou a 15 segundos o tempo de liberação de água nos chuveiros de algumas unidades.

Veja quais são os direitos do aluno e o que as academias podem fazer para enfrentar a falta d’água:

1. Antes de impedir os alunos de tomar banho no local, a  academia de ginástica pode tomar outras medidas para não penalizar o consumidor na escassez de água. Afinal, diversos estabelecimentos têm comprado água de caminhões pipa para abastecer seus estabelecimentos. O banho é indispensável para alunos que vão direto para o trabalho ou para a escola após a ginástica ou natação.

2. Para novos alunos, o aumento de custo decorrente da compra de cota extra de água pode ser repassado para os valores das mensalidades. Não tem jeito, o sacrifício vai sobrar para todo mundo, já que não foram tomadas medidas pelas autoridades, para prevenir a situação que levará ao racionamento.

3. É importante fazer campanha entre os alunos para que economizem água, e implantar sistema de restrição, limitando o tempo de abertura dos chuveiros e torneiras. E aconselhando quem puder, a usar o banheiro em casa.

4. A conscientização sobre a economia de água é importante, principalmente se o racionamento em São Paulo for implantado de forma radical, com vários dias sem fornecimento. Nesse período, a academia terá que garantir pelo menos a água dos bebedouros e sanitários.

Leia também:

GUIA: Como economizar água

ESPECIAL: Calcule as reservas do sistema Cantareira

Relatos dos leitores sobre a falta de água

 

Mais conteúdo sobre:

Falta de água