Boleto de outro banco dá dor de cabeça na hora de pagar

Resolução do Banco Central determina que boletos dentro da data de vencimento podem ser pagos em qualquer agência

Economia & Negócios

09 de maio de 2016 | 10h43

Tente pagar numa agência bancária um boleto emitido por outro banco e verá que esta é uma tarefa impossível, mesmo que ainda esteja dentro da data de vencimento. Na expectativa de resolver isso, o Banco Central baixou em 25 de abril a Resolução nº 4.479.

Ela determina que os bancos não podem recusar o atendimento em caixas convencionais de clientes de outra instituição. Ou seja, se o consumidor for a um caixa pagar um boleto de outra instituição financeira, terá de ser atendido, desde que esteja no prazo de vencimento.

Mas a regra não se aplica às dependências exclusivamente eletrônicas nem à prestação de serviços de cobrança e de recebimento decorrentes de contratos ou convênios que prevejam canais de atendimento exclusivamente eletrônicos. Ou seja, como a maioria dos bancos hoje faz tudo para afastar os clientes da boca do caixa, não sei se haverá realmente alterações. Quem garante que a maioria dos convênios já não seja exclusivamente para canais eletrônicos?

Confira na íntegra o que diz o parágrafo 3º da Resolução e avalie se não é confuso: “as instituições devem divulgar, em suas dependências e nas dependências dos estabelecimentos onde seus produtos são ofertados, em local visível e em formato legível, informações relativas às situações que impossibilitem a realização de pagamentos ou de recebimentos nos canais de atendimento existentes, a exemplo dos contratos ou convênios que prevejam canais de atendimento exclusivamente eletrônicos, dos boletos de pagamento vencidos ou fora do padrão, bem como dos pagamentos com cheque”. A dor de cabeça deve continuar na hora de pagar.