PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Direito do consumidor

Opinião|Como conviver com inflação alta

Atualização:

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, admitiu que a inflação deverá atingir o pico entre abril e maio próximos. Ou seja, é muito provável que, no mínimo, tenhamos de conviver com custo de vida elevado por todo este primeiro semestre do ano.

 Foto: Omar Freire/ Imprensa MG

PUBLICIDADE

O consumidor reage como pode. Por isso, as marcas de produtos com menores preços ganharam espaço nos carrinhos de supermercado. Também houve corte de itens menos essenciais.

Minhas sugestões são:

o Economize ao máximo no gasto de energia elétrica (por exemplo, tomando banho frio nestes meses mais quentes do ano);o Caminhe, pedale sua bike ou use transporte público;o Planeje suas compras de supermercado. Não compre itens que não estejam programados; Opte por frutas e legumes da estação.

o Modere o consumo de café (fará bem ao bolso e à saúde), bem como o de óleo de soja;o Não abra o forno durante o preparo do alimento, e use mais a panela de pressão para economizar gás de cozinha;o Cuidado com os pequenos gastos! Normalmente, não ligamos para pequenas despesas, que, somadas, podem afundar nosso orçamento.

Publicidade

Opinião por Claudio Considera
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.