PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Direito do consumidor

Opinião|Como organizar seu orçamento pessoal

Uma planilha com tudo o que você recebe e gasta mostra onde é possível reduzir despesas e ajuda a programar uma poupança para realizar projetos ou para enfrentar imprevistos

Atualização:
 Foto: Estadão

Fechar as contas no fim do ano pode ser um grande problema, quando não se pode recorrer a manobras fiscais como faz o governo atualmente.

PUBLICIDADE

A saída, para evitar problemas financeiros, é recorrer a uma planilha de orçamento doméstico. Com ela podemos nos planejar melhor para viver com os rendimentos que temos.Ao contrapor receitas e despesas, podemos ter maior controle dos gastos. 

Um bom orçamento doméstico deve ser, acima de tudo, completo e verdadeiro. Na coluna das receitas, só devemos considerar os ingressos de dinheiro já garantidos (salários, aposentadorias, pensões, valores a serem recebidos por serviços prestados, pró-labore). Nas despesas, é fundamental levar em conta todos os compromissos, lembrando que é preciso ter uma reserva para despesas imprevistas.

Os gastos devem ser divididos em três categorias:

Gastos fixos: não variam durante o ano, como plano de saúde, condomínio, TV por assinatura e escola dos filhos

Publicidade

Gastos semi-fixos: supermercado, contas de luz e outros

Gastos variáveis: roupas, calçados, lazer e outros

Um orçamento bem feito traz vários benefícios: ajuda a planejar os gastos para o mês seguinte e nos mostra onde deveremos e poderemos cortar despesas. Também permite programar a poupança necessária para realizar sonhos futuros e para nos proteger em períodos de dificuldades financeiras. Tudo isso, evidentemente, demandará mudanças de hábitos.

É importantíssimo ser criterioso no lançamento das despesas. Por exemplo: uma compra parcelada terá de ser lançada mensalmente até o vencimento da última mensalidade . E não podemos esquecer de atualizar o orçamento semanal ou quinzenalmente.

Confira um modelo de orçamento doméstico:

Publicidade

 Foto: Estadão

 

 

 Utilize o modelo abaixo para fazer o seu orçamento:

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

 Leia também:

32 princípios para lidar com o seu dinheiro

Dinheiro é motivo de briga para 17% dos casais

Série especial: Como investir

Publicidade

Economia & Negócios do Estadão no Facebook

 

Opinião por Economia & Negócios
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.