PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Direito do consumidor

Opinião|Falta a voz do consumidor no Cade

A Lei de Defesa da Concorrência no Brasil é moderna e sua aplicação intensa, mas não tem tido apoio da sociedade, nem tem sido bem sucedida em deter fusões anticompetitivas.

Atualização:

+ Saiba como funciona o Cade, órgão que regula a concorrência no País

Têm sido aplicados remédios comportamentais em vez de estruturais na análise de atos de concentração potencialmente danosos à concorrência.

+ Bancos investigados por cartel no câmbio negociam acordo

PUBLICIDADE

A questão é que se têm enfatizado casos de abusos de preços (que cheiram a controle de preços) em detrimento de investigar e punir cartéis e outras condutas anticompetitivas.

Para que isso seja alterado seria necessário que o Consumidor tivesse representação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Publicidade

A economia política nos ajuda a explicar porque a despeito de a política antitruste no Brasil tenha sido implantada dede 1994 e modernizada em 2011, ela nem sempre foi focada nos objetivos tradicionais da teoria que enfatiza a eficiência econômica e o bem-estar do consumidor.

Mostra nos também porque o quadro de juízes (o plenário do Cade), não necessita ser capturado pelos processados, já que são por eles próprios nomeados. Isto justifica porque concorrência não é ainda um valor para nossa sociedade.

Opinião por Economia & Negócios
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.