Foto do(a) blog

Direito do consumidor

Opinião|Fim da mobilidade social

PUBLICIDADE

Atualização:

Uma das tristes heranças que os atuais ocupantes do governo federal vão deixar para o próximo presidente da República - ou para eles mesmos, caso se reelejam - é a destruição da classe C, cujos integrantes também eram chamados de 'emergentes'.

Indecisão provoca desalento. Foto: MARCOS DE PAULA/ESTADÃO

PUBLICIDADE

Sim, constituída por pobres que melhoravam de vida, e postulavam ter um consumo de classe média. A mobilidade social, que marcou o Brasil ao longo de século XX, tem sido enterrada pela péssima administração de sucessivos governos.

Como se destrói a ascensão de famílias a um nível superior de consumo?Precarizando o emprego, adiando reformas urgentes, e, no atual governo, semeando a cizânia, a guerra ideológica, sem qualquer projeto econômico e social.

Tanto que prioridades como armar a população, e acabar com a exigência da cadeirinha para bebês e crianças pequenas nos automóveis, tomaram o lugar de programas educacionais, de saúde, de segurança e de emprego.

O lastimável negacionismo frente à pandemia de coronavírus, seguido de convites a aglomerações, chacotas sobre uso de máscaras e campanhas em favor de remédios ineficazes, atrasaram a retomada da economia. Investir é confiar em um horizonte de desenvolvimento. Alguém enxerga algum, sinceramente?

Publicidade

O desmonte da política ambiental deu o álibi esperado ansiosamente por países como a França, para melar o acordo Mercosul-União Europeia. A 'boiada' realmente passou, como propôs o ministro Ricardo Salles, presumivelmente do Meio Ambiente.

Reconstruir a mobilidade social dará um trabalho enorme a um (a) governante com alguma preocupação social. Sem o consumo das famílias, recordo, não há crescimento econômico sustentável.

Essa brincadeira (totalmente sem graça) vai nos custar anos e anos de atraso econômico, social, ambiental, educacional, científico e tecnológico. E destruirá o sonho de uma ou duas gerações de brasileiros.

Opinião por Claudio Considera
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.