As principais empresas que oferecem serviços de telefonia, TV por assinatura e internet Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo tiveram um mês para se preparar. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) demorou para agir e espero que agora a medida surta efeito.
Infelizmente o cadastro mantido pelos Procons para cadastro de linhas telefônicas sem interesse em receber chamadas de telemarketing não tem resolvido o problema. Apesar do pedido de bloqueio das chamadas as empresas persistem em incomodar os cadastrados.
Vamos esperar para ver se desta vez reduz o transtorno aos consumidores que muitas vezes atendem e as chamadas caem ou ficam mudas. Chega de infernizar a vida do consumidor com ofertas indesejadas de produtos e serviços. Vamos aguardar para que a mesma medida seja estendida para serviços financeiros.
Agora com a vigência do cadastro positivo com o acesso das empresas ao histórico de crédito dos bons pagadores o temor é que haja uma avalanche de ofertas de produtos e serviços indesejados.