Foto do(a) blog

Direito do consumidor

Opinião|Ilusão no peso dos ovos de Páscoa esconde preço maior

Cada ano que passa o consumidor que não abre mão de comprar ovos de chocolate para a Páscoa se depara com pesos cada vez menores nas embalagens. Fica a falsa sensação de que os preços se mantiveram em relação ao ano anterior. Com este artifício de vendas você está adquirindo menos chocolate.

PUBLICIDADE

Atualização:

As embalagens iludem com seus suportes plásticos para manter o ovo na vertical. Se não olhar bem o peso estampado na rotulagem você não se dá conta de que os ovos de 250 ou 500 gramas, por exemplo, já não são facilmente encontrados no mercado.

PUBLICIDADE

Não é obrigatório manter o mesmo peso de anos anteriores, mas a mudança deve ser destacada na informação da embalagem, principalmente se o produto for vendido por número, por exemplo.

A "maquiagem de produtos" é uma estratégia para disfarçar o preço mais alto, diante da pressão de custos. Essa prática é proibida desde 2002 pela Portaria 81, que determina que as alterações quantitativas devem ser informadas, pelo prazo mínimo de três meses, em área de 20% da embalagem.

A proibição também está prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC) que, em seu artigo 31, determina: "oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados."

A saída é pesquisar preços usando como parâmetro o equivalente a 100 gramas do produto. Há variações significativas de preços no mercado, com produtos que custam o dobro em alguns pontos de venda.

Publicidade

E lembre-se que deixar para comprar em cima da hora arrisca só encontrar produtos mais caros. Para gastar menos vale substituir ovos de chocolate por caixas de bombons e em barras. Mas também nesses casos, não se iluda, as embalagens apesar de aparentemente terem o mesmo tamanho que antes, também trazem menos produtos.

Não deixe de verificar nos rótulos as informações como data de validade, peso líquido e composição. Atenção com os ingredientes que compõe o produto, principalmente se for presentear quem tem restrições alimentares, com impedimento de ingestão de açúcar ou glúten.

Lembre-se que a inclusão de brinquedos no interior do produto, só encarece, mas eles são objetos de desejo das crianças. Se não tiver saída, ao comprar esse tipo de ovo observe se a embalagem traz o selo do Inmetro e a idade para qual o brinquedo é recomendável.

Se deixar a compra para a última hora e só houver produtos promocionais com a informação de que estão "quebrados", eles devem estar com desconto em relação a outros em perfeitas condições. Saiba que a compra nessas condições não dá direito a troca posterior.

Chocolates de fabricação caseira têm proliferado no mercado. Caso opte por adquiri-los, atenção com a origem. É recomendável ter dicas de quem já comprou, e degustar o produto antes de decidir a compra.

Publicidade

Os fornecedores de ovos de páscoa fabricados artesanalmente, além de terem de seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados, também são obrigados a fornecer nota fiscal.É sua garantia em caso de troca ou reclamação.

Opinião por Economia & Negócios
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.