PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Direito do consumidor

Opinião|Mundo digital confiável?

As preocupações com a  segurança e privacidade do consumidor  no mundo digital levou a Consumers International, entidade que  reúne associação de consumidores em 120 países, incluindo o Brasil,  a escolher  como tema deste ano para o Dia Mundial do Consumidor em 15 de março: "Construir um mundo digital em que  os consumidores possam confiar". #BetterDigitalWorld.

Atualização:

Entre os desafios estão: como estabelecer o acesso à internet para os muitos consumidores que não estão conectados, como melhorar a qualidade dos serviços,e como torná-los confiáveis, principalmente quanto aos dados  compartilhados online.

PUBLICIDADE

Os benefícios da tecnologia digital são inquestionáveis, incluindo melhor comunicação, acesso à informaçãoe mais poder de escolha e conveniência. Mas as entidades de defesa do consumidor se preocupamque hajam regras claras quanto a reparação on-line, escolhas e segurança online.

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor é uma oportunidade para promover os direitos básicos de todos os consumidores, exigindo que esses direitos sejam respeitados e protegidos, e uma chance de protestar contra os abusos de mercado e as injustiças sociais que minam esses direitos.

O serviço de rastreamento de celulares , por exemplo,levanta sérias preocupações de segurança e privacidade do consumidor , na medida em que os usuários autorizam o compartilhamento de seus dados, inclusive de localização. Mas qual a saída? Se não autorizar o uso de seus dados, o internauta não pode usar os serviços. No Brasil temos o Marco Civil da Internet para garantir nossos direitos.

Opinião por Economia & Negócios
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.