Foto do(a) blog

Direito do consumidor

Opinião|O que fazer se o banco te maltrata?

Cliente pode mudar de banco, mas existem canais de reclamações nas ouvidorias das instituições e também no Banco Central, além das entidades de defesa do consumidor

PUBLICIDADE

Atualização:

 

Antes de trocar de banco, é possível reclamar no Banco Central e na ouvidoria ( Foto: Bankrate)

O consumidor não deve aceitar ser mal atendido pelo banco onde tem conta. Mesmo se for cliente porque mantém um financiamento na instituição, é possível recorrer à lei da portabilidade bancária para trocar de banco.

PUBLICIDADE

A portabilidade existe para estimular a concorrência entre os bancos. Ela é mais procurada quando o consumidor procura por juros menores e faz a migração dos empréstimos para bancos com taxas mais atrativas.

Mas antes de partir para outro banco e ir atrás de seus direitos em entidades de defesa do consumidor, é possível utilizar os canais disponíveis na tentativa de resolver as pendências.

Primeiro deve-se procurar o gerente da conta ou o serviço de atendimento da instituição. Também deve ser feita queixa no Banco Central, que fiscaliza os bancos privados.

Sempre é importante registrar o número do protocolo de atendimento, pois com ele é possível recorrer às Ouvidorias das instituições financeiras, caso as providências não tenham sido tomadas nos outros canais procurados.

Publicidade

Criadas por exigência do Banco Central, as Ouvidorias dos bancos recebem e tratam as reclamações de seus clientes e usuários que não forem solucionadas pelo atendimento habitual realizado pelas agências ou por quaisquer outros pontos ou canais de atendimento.

Confira a lista das ouvidorias dos bancos, com o nome dos ouvidores e os canais de contato das ouvidorias.

 

Leia também:

Caixa lidera ranking de reclamações do Banco Central pelo terceiro mês consecutivo

Consignado responde por um quarto das reclamações contra bancos

Publicidade

 

Opinião por Economia & Negócios
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.