O consumidor não deve aceitar ser mal atendido pelo banco onde tem conta. Mesmo se for cliente porque mantém um financiamento na instituição, é possível recorrer à lei da portabilidade bancária para trocar de banco.
A portabilidade existe para estimular a concorrência entre os bancos. Ela é mais procurada quando o consumidor procura por juros menores e faz a migração dos empréstimos para bancos com taxas mais atrativas.
Mas antes de partir para outro banco e ir atrás de seus direitos em entidades de defesa do consumidor, é possível utilizar os canais disponíveis na tentativa de resolver as pendências.
Primeiro deve-se procurar o gerente da conta ou o serviço de atendimento da instituição. Também deve ser feita queixa no Banco Central, que fiscaliza os bancos privados.
Sempre é importante registrar o número do protocolo de atendimento, pois com ele é possível recorrer às Ouvidorias das instituições financeiras, caso as providências não tenham sido tomadas nos outros canais procurados.
Criadas por exigência do Banco Central, as Ouvidorias dos bancos recebem e tratam as reclamações de seus clientes e usuários que não forem solucionadas pelo atendimento habitual realizado pelas agências ou por quaisquer outros pontos ou canais de atendimento.
Confira a lista das ouvidorias dos bancos, com o nome dos ouvidores e os canais de contato das ouvidorias.
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