PUBLICIDADE

Dois VPs deixam Walmart numa só tacada no País

Por Clayton Netz
Atualização:

Dois vice-presidentes do Walmart deixaram a rede varejista na última quinta-feira, 19. Segundo informações da empresa, Marcelo Vienna, vice-presidente comercial, e Willie Wagner, vice-presidente de integração, pediram demissão "para se dedicarem a projetos pessoais". Coincidência ou não, os dois foram promovidos juntos à vice-presidência executiva em 6 de janeiro do 2009 e agora saem juntos para praticar o empreendedorismo. Segundo fonte do setor, o motivo da saída dos executivos se deveria ao desempenho abaixo das expectativas da subsidiária brasileira da maior cadeia de supermercados do mundo. "Tanto é que os executivos correm o risco de ficar novamente sem o bônus este ano", diz a fonte. "A menos, é claro, que a rede apresente um desempenho muito acima do orçamento até o final de 2010."

PUBLICIDADE

Antes da promoção, Wagner cuidava da parte administrativa do Walmart. Promovido, passou a responder pela divisão de atacado e pelos negócios do Maxxi, atacarejo da rede, e do clube de compras Sam's Club. Antes de deixar a empresa, após 12 anos de casa, Wagner respondia pela vice-presidência de integração. "O Wagner realmente estava sem função na empresa", diz a fonte. "Executivo caro, expatriado, cuidava apenas da integração." Até janeiro de 2009, Vienna era o encarregado da divisão de atacado do grupo, onde foi substituído por Wagner, passando a ocupara a vice-presidência comercial, que inclui as áreas de marketing e de abastecimento. "O Vienna é um executivo qualificado, mas estava sob muita pressão", diz a fonte.

No ano passado, a Walmart registrou um faturamento bruto de R$ 19,7 bilhões, um resultado 16% acima de 2008, quando faturou R$ 17 bilhões. Terceira maior companhia de varejo do País, suplantada apenas pelo Carrefour e pelo Pão de Açúcar, a empresa já definiu os substitutos dos dois executivos. Para a área comercial, está assumindo esta semana José Rafael Vasquez, que cuidava da área de mercearia e se reportava a Vienna. O lugar de Wagner será assumido por Romildo Barros, que vai acumular a atual função, na área de tecnologia, com a de Integração.

Os rumores sobre a possibilidade de mudanças no comando do Walmart já vinham ocorrendo há algumas semanas. Em certo momento, chegaram a incluir no rol dos que sairiam do grupo o próprio presidente da subsidiária brasileira, o cubano Hector Núñez- circulava a informação de que a empresa havia entregue a tarefa de encontrar um substituto para ele a uma firma de head hunting de São Paulo. Procurado pela coluna, Núñez não foi encontrado, segundo a assessoria de comunicação da rede varejista.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.