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Fendi ensaia volta ao Brasil

O grupo francês Louis Vuitton Moët Hennessy (LVMH), o maior conglomerado mundial do mercado de artigos de luxo, lança hoje, em São Paulo, uma linha de perfumaria da marca espanhola Loewe e da italiana Fendi. No caso da Fendi, mais conhecida por seus acessórios, como carteiras e bolsas femininas que podem custar mais de R$ 10 mil, trata-se, na verdade, de um retorno após a interrupção de suas vendas no Brasil, em 2008, devido ao mau desempenho de vendas da linha Fendi Palazzo.

Por Clayton Netz
Atualização:

Segundo a francesa Isabelle Gex, diretora da divisão de perfumes da LVMH responsável pela Fendi, o lançamento da nova linha, chamada "Fan di Fendi", precede a entrada no Brasil da marca italiana, que pretende instalar uma loja em São Paulo e outra no Rio de Janeiro até o fim de 2011 para vender uma gama maior de produtos finos. "Estamos discutindo os detalhes com nossos parceiros brasileiros", diz Isabelle.

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Entre os profissionais do ramo, os perfumes são vistos como um estágio inicial na escala de consumo de produtos de luxo. "É um item de acesso que fortalece a presença da marca no País", afirma Christian Hallot, embaixador itinerante da H. Stern, a maior rede brasileira de joalherias. A estratégia da LVMH é posicionar a linha "Fan di Fendi", composta por perfume, loção corporal e desodorante, em cerca de 140 dos 430 estabelecimentos que revendem seus produtos atualmente - a LVMH também vende no País as marcas Dior, Givenchy, Kenzo e Acqua di Parma.

Com 20 anos de experiência no mercado de perfumes, Isabelle tem em seu currículo a criação da linha de maquiagens Very Irresistible, da Givenchy, cuja campanha publicitária foi estrelada pela atriz Liv Tyler, filha do roqueiro americano Steve Tyler. Isabelle foi encarregada de tocar o projeto da Fendi com a meta de assumir até o fim deste ano uma posição entre as cinco fragrâncias mais vendidas em seus pontos de venda e o 15º lugar no ranking total de perfumes de luxo femininos. "Investiremos pesado em campanhas nas lojas e em propaganda na TV a cabo e internet", diz Isabelle.

Reinado. Dono de uma receita global de 17,9 bilhões de euros em 2009, o grupo LVMH faturou com seus perfumes cerca de 2,7 bilhões de euros - menos do que os US$ 4,8 bilhões movimentados por essa categoria de produto no Brasil no mesmo período, a segunda maior do mundo em valor, atrás apenas da americana. Em volume, o Brasil é líder mundial, com consumo estimado em 28,9 milhões de litros em 2009, três vezes maior do que o dos EUA, de acordo com a consultoria inglesa Euromonitor.

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