A Umbro, na verdade, está fazendo o caminho de volta às origens. Fundada em 1924, em Manchester, na Inglaterra, a empresa manteve roupas casuais no seu portfólio até se tornar a marca das chuteiras, seu carro-chefe. A linha sportwear contará com tênis com grafismos, camisetas, jaquetas e bermudas, entre outros. Atualmente, os itens esportivos da marca são vendidos em pontos de vendas especializados em esportes, mas a ideia é ampliar os canais para lojas multimarcas e de grifes de moda focadas no público jovem. "Queremos conquistar os adolescentes", afirma Teixeira. Para isso, a empresa vai direcionar as ações de marketing para canais como mídias sociais, eventos esportivos e veículos impressos focados no público jovem.
A Umbro é operada no Brasil pela gaúcha Dass, que tem ainda em seu portfólio as marcas esportivas Fila e Tryon, além da Dilly, de calçados femininos. Com 10 mil funcionários, o grupo opera 11 fábricas próprias no País, espalhadas pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Bahia e Ceará, além de plantas na Argentina e China. Cerca de 85% dos produtos que são vendidos pela marca no Brasil saem das fábricas da Dass, e o restante é importado. Com a entrada na moda sportwear, a Umbro do Brasil espera aumentar em 30% o seu faturamento (não revelado) este ano. "A partir de 2011 até 2014, devemos crescer entre 20% e 25 % ao ano", diz Teixeira.