Setor de beleza quer mostrar a cara lá fora

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) vai focar suas atenções no mercado externo em 2010. No ano passado, enquanto os dados gerais do setor mostraram crescimento de 14,75% das vendas, que bateram na casa dos R$ 24 bilhões, as receitas com exportações caíram 9,3%, somando US$ 587 milhões. O dólar baixo e a crise são apontados como os principais motivos desse resultado desfavorável. "Os países consumidores sofreram com a falta de crédito, que afetou o mundo como um todo", diz João Carlos Basílio da Silva, presidente da Abihpec e dono da fabricante de sabonetes e colônias Rastro. Segundo ele, a estratégia para ganhar mercados lá fora já está traçada. No dia 2 de março, a Abihpec assina o novo programa de estímulo às exportações do setor com a Apex, batizado de Beautycare Brazil. A iniciativa vai contar com a participação das 40 principais exportadoras brasileiras de produtos de beleza e mais um grupo de sete aspirantes aos mercados estrangeiros.

PUBLICIDADE

Por Clayton Netz
Atualização:

A ideia da Abihpec, além de promover o contato direto dos fabricantes nacionais com os exportadores, é chegar mais perto dos consumidores finais dos locais com os quais pretende fazer negócios. Entre as iniciativas, estão programados eventos nos pontos de venda, como limpeza de pele e aulas de maquiagem. A Abihpec vai concentrar esforços em seis países que, na sua avaliação, apresentam boas perspectivas de aumento das vendas. São eles: Peru, Colômbia, Portugal, Angola, Moçambique e Arábia Saudita . O Brasil já exporta para 128 países. Há 10 anos, quando a Abihpec assinou o primeiro programa de cooperação com a Apex, eram apenas 76.

O esforço para melhorar o desempenho no front externo coincide com um momento especialmente favorável para os fabricantes nacionais no mercado interno. No ano passado, o setor completou um ciclo de 14 anos com taxas médias de crescimento acima dos dois dígitos. "Devemos manter esse ritmo de crescimento nos próximos cinco anos", afirma Basílio da Silva.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.