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Filme de animação explica importância de atender chamado de recall

Cleide Silva

11 de abril de 2014 | 19h07

SÃO PAULO – O Departamento de Defesa do Consumidor (DPDC) já colocou no ar filme de animação orientando sobre a importância de atender a um recall. Segundo o órgão, cerca de 40% dos donos de veículos e de outros bens não atendem as convocações para conserto gratuito de defeito que coloca em risco a segurança dos usuários.

Em 2013 houve número recorde de campanhas de recall no Brasil – 109, das quais 58 envolvendo veículos, num total de 667,9 mil carros e caminhões.

O filme, disponível nos sites de entidades de defesa do consumidor – e que será mostrado em algumas TVs públicas – foi desenvolvido pela Fiat, mas o nome da empresa não aparece.

 

A criação da peça custou cerca de R$ 250 mil e fez parte do acordo feito entre a Fiat e o DPDC para encerrar o processo pela demora da empresa em realizar um recall do Stilo. Defeito na roda traseira do modelo teria provocado vários acidentes, inclusive com vítimas fatais.

A Fiat também pagou multa de R$ 3 milhões. O órgão de defesa do consumidor determinou o recall em 2010, após dois anos de investigação de acidentes envolvendo o modelo. Durante o processo, a Fiat negou que houvesse defeito de fabricação e chegou a processar o DPDC pedindo anulação da multa.

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