PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Indústria automobilística

Vendas de veículos estão 9% abaixo do resultado de 2013

Na comparação de agosto deste ano com igual mês de 2013, as vendas caíram 12%; ainda falta contabilizar o dado de sexta-feira

Por
Atualização:

SÃO PAULO - Até quinta-feira, faltando portanto um dia útil para o encerramento do mês, as montadoras venderam 255,5 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O número, embora seja o pior para o mês desde 2009, apresenta recuperação de 3,3% em relação às vendas do mesmo período de julho. Já na comparação com agosto de 2013, a queda chega a 12%.

PUBLICIDADE

No acumulado do ano, as vendas somam até quinta-feira 2,213 milhões de veículos, 9% abaixo dos 2,432 milhões em igual intervalo do ano passado. Os dados têm como base os registros parciais de licenciamento do Renavan.

O setor segue sem apresentar a recuperação consistente esperada pelas montadoras para o segundo semestre. As medidas para melhorar o crédito anunciadas pelo governo nos últimos dias pouco efeito estão fazendo.

Nesta sexta-feira, o Santander anunciou que baixou os juros para a compra de veículos novos e usados (a partir de 2011) para 0,97% ao mês. Resta esperar que outros bancos façam o mesmo e, principalmente, que o consumidor, que anda bastante desconfiado, se sinta seguro para tomar empréstimo e comprar carro novo.

Na próxima semana, a Fenabrave (representa as concessionárias) e a Anfavea (representa as montadoras) vão divulgar os dados oficias do setor, incluindo números de produção, exportações e nível de emprego.

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.