EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Governo recebe estudos finais da 6ª rodada de aeroportos nesta semana

PUBLICIDADE

Foto do author Amanda Pupo
Por Amanda Pupo (Broadcast)
Atualização:

O Ministério da Infraestrutura recebe nesta semana os estudos concluídos - e revisados - da 6ª rodada de concessões aeroportuárias. Eles precisaram passar por uma reanálise razão da pandemia do novo coronavírus. Segundo fontes, a conclusão é de que nenhum dos três blocos a serem concedidos precisará ter a composição modificada por causa da crise. Ou seja, a viabilidade continua de pé.

PUBLICIDADE

A rodada. No total, 22 aeroportos vão ser transferidos à iniciativa privada em leilão programado para março. Os ativos estão separados nos blocos Sul, Central e Norte, e o projeto é preparado pelo consórcio Grupo de Consultores em Aeroportos (GCA).

Investimento. Os estudos revisados devem chegar com previsão reduzida de investimentos nos aeroportos, indo ao encontro das expectativas do governo. O resultado é gerado pelas projeções de demanda, afetadas negativamente pela pandemia. O projeto original estimava investimentos totais de R$ 6,7 bilhões ao longo das concessões.

Mais barato. A tendência é de que as outorgas também sejam afetadas, segundo fontes, e surjam com preços mínimos mais baixos do que os previstos anteriormente. Como as taxas de retorno não foram modificadas, o barateamento pode ocorrer para equilibrar as receitas com o investimento necessário. Há várias reformas que exigem recursos e não podem ser dispensadas, independente da demanda, já que tratam da adequação dos terminais.

Próximo passo. Depois de o Ministério da Infraestrutura receber todos os documentos da 6ª rodada, os estudos serão encaminhados ao Tribunal de Contas da União (TCU). A instituição já havia recebido o levantamento feito antes da pandemia.

Publicidade

Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 29/07/2020 às 14:10:48 .

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse http://www.broadcast.com.br/produtos/broadcastplus/

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Siga a @colunadobroad no Twitter

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.