Com acordo com Itaú, XP chega a investidores do varejo brasileiro

Com acordo com Itaú, XP chega a investidores do varejo brasileiro

Cynthia Decloedt

30 de maio de 2021 | 05h45

XP, na sede da empresa Crédito: Matheus Lombardi/ XP

Investidores de varejo e pessoas físicas brasileiras terão acesso às ações da XP com o acordo firmado entre a plataforma, Itaúsa e IUPAR – Itaú Unibanco Participações S.A.. Isso porque os 40,5% da participação detida pelo Itaú na XP serão distribuídos para pessoas físicas e fundos do banco, via ações e Brazilian Depositary Receipts (BDRs) da XP, em consequência da transação anunciada na sexta-feira (28). Hoje, a XP tem 27% de sua base acionária nas mãos de investidores que operam na bolsa norte-americana Nasdaq. Com essa distribuição, a expectativa é que a fatia no mercado suba para cerca de 47%.

Banco anunciou em dezembro intenção de se desfazer de fatia na plataforma

O acordo faz parte do movimento feito pelo Itaú Unibanco em dezembro, quando anunciou sua intenção de se desfazer da participação acionária que tem na XP, transferindo-a a seus acionistas, incluindo a Itaúsa e IUPAR, dos controladores do Itaú Unibanco.

A participação será colocada na XPart, sociedade resultante dessa reorganização societária. Se aprovada em assembleia de acionistas, a XPart será incorporada pela XP e os acionistas da XPart receberão ações Classe A de emissão da XP, no caso dos acionistas controladores do Itaú Unibanco (Itaúsa e IUPAR) e dos titulares de ADRs do banco, e Brazilian Depositary Receipts (BDR) patrocinados Nível I, no caso dos demais acionistas, em substituição aos valores mobiliários da XPart, que será extinta com sua incorporação pela XP.

O processo todo ainda será votado em assembleia de acionistas da XPart e depende da aprovação das autoridades reguladoras norte-americanas e brasileiras. A possibilidade maior é que o desfecho, ou seja, a distribuição de BDRs aos brasileiros, aconteça no segundo semestre. Procurados, o Itaúsa e a XP não comentaram.

Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 28/05, às 17h16.

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Contato: colunabroadcast@estadao.com

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.