PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Retrógrados querem criar reserva de mercado para conselheiros, diz Nogueira Batista

Foto do author Cristiane Barbieri
Por Cristiane Barbieri (Broadcast)
Atualização:
João Pinheiro Nogueira Batista, CEO da Evoltz  Foto: Arquivo pessoal

O mundo dos conselheiros profissionais tem fervido desde segunda-feira (21), quando o Nubank anunciou que a cantora Anitta havia ganhado uma cadeira em seu conselho de administração. De um lado, há especialistas da área indignados tanto com o que consideram puro golpe de marketing quanto com o fato de ela não ter uma formação tradicional para o posto. De outro, há quem defenda a diversidade como um princípio básico para a criação um colegiado que dê maior solidez às decisões corporativas. "Conselheiro não é profissão", diz João Pinheiro Nogueira Batista, CEO da transmissora Evoltz, conselheiro de duas empresas e ex-vice-presidente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) por três mandatos. "Existe muita gente retrógrada e reacionária que pretende criar uma reserva de mercado para conselheiros profissionais que é a maior besteira que se pode imaginar." A seguir, trechos da entrevista:

PUBLICIDADE

A indicação de pessoas que não são conselheiros profissionais a cadeiras nos colegiados - como aconteceu com a cantora Anitta no conselho de administração do Nubank - é boa ou ruim? Traz diversidade e inclusão ou enfraquece a ideia de ter mais profissionais nos cargos?

João Pinheiro Nogueira Batista: Não existe a categoria 'conselheiro profissional'. Por características pessoais e interpessoais, por bagagem acumulada ao longo da vida, seja ligada a atividades profissionais ou pessoais, a pessoa se torna um potencial bom conselheiro - ou não - para uma empresa. Do lado da corporação, as práticas modernas indicam que é necessário formar um conselho mais diversificado possível, para que a opinião dos conselheiros chegue a um denominador comum, em relação à estratégia da empresa. Se o conselho for formado por pessoas muito parecidas culturalmente e profissionalmente, vai tender a ter um viés muito único, em vez de ter estratégia mais ampla e inclusiva. Ou seja: ser conselheiro profissional não é o requisito mais importante, mas sim a bagagem que a pessoa tem e construiu ao longo da vida. A experiência acumulada e a sua capacidade de apoiar e emitir opiniões e julgamentos sobre situações empresariais e estratégicas. Claro que é importante ter o mínimo de conhecimento sobre riscos e exigências regulatórias, ainda mais em empresas listadas que têm uma série de especificidades. Fora isso, é mais importante ter uma vida empresarial e humana rica e diversa, para trazer essa experiência e arcabouço para o conselho, do que ser certificado e profissional.

A formação de conselheiro é essencial para que se exerça essa função? Ela pode ser aprendida rapidamente?

Nogueira Batista: A formação é importante, mas não essencial. Pode ser adquirida - e é sempre bom e recomendável aprender as especificidades, sendo que o IBGC é a instituição mais bem aparelhada para dar a formação adicional para qualquer um que queira exercer a função de conselheiro. Mas não é o mais importante. A pessoa pode tirar dez no curso e pode não ter experiência, não saber transmitir, nem inovar ou dialogar. Formação técnica não resolve isso.

Publicidade

Qual deve ser o principal papel desse conselheiro 'fora da caixa'? Ele deve ficar restrito a um conselho consultivo ou a algum comitê que não seja deliberativo?

Nogueira Batista: O melhor conselho de administração para uma empresa tem de ser determinado pelos acionistas. A partir daí, determina-se o tipo de experiência importante para trazer ao conselho, em uma ou mais pessoas, mas é importante ter um grupo de pessoas que se complementem. Todos os conselheiros devem ser fora da caixa, não precisam estar restritos a um conselho consultivo devem e ser diferentes. O ideal é ter um conselho formado por gente fora da caixa e que, juntos, constituam um elemento indutor de crescimento e perpetuação da empresa. Se o IBGC tiver uma iniciativa pró-ativa em relação a supri-los dos conhecimentos técnicos que não tenham será uma ótima atitude. Será bastante adequado. Essa é a função principal do IBGC: promover a diversidade e estimular que pessoas novas, com experiências pessoais ricas sejam aproveitadas em conselhos, com as devidas capacitações técnicas para as especificidades da função. Se fosse o Nubank, aceitaria de bom grado e estimularia a Anitta a fazer esse aperfeiçoamento técnico. Por outro lado, só posso esperar que o IBGC honre sua tradição de prestar o apoio à formação e ao aperfeiçoamento de todo e qualquer conselheiro. O instituto existe para dar treinamento e estimular a boa governança e seria muito apropriado que o fizesse. Existe muita gente retrógrada e reacionária que pretende criar uma reserva de mercado para conselheiros profissionais que é a maior besteira que se pode imaginar.

 

Esta nota foi publicada no Broadcast+ no dia 25/06/2021 às 18h05

O Broadcast+ é a plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acessehttp://www.broadcast.com.br/produtos/broadcastplus/

Publicidade

Contato: colunabroadcast@estadao.comSiga a @colunadobroad no Twitter

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.