Amec leva Aliansce Sonae para o divã, mas BrMalls hesita

Amec leva Aliansce Sonae para o divã, mas BrMalls hesita

Cynthia Decloedt e Circe Bonatelli

13 de abril de 2022 | 05h15

Shopping Villa Lobos, que é controlado pela BRMalls   Foto: Filipe Araújo/AE

A Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec) convidou a Aliansce Sonae e a BRMalls para exporem aos acionistas suas versões do entrevero que já dura meses, em torno de uma proposta de combinação dos negócios. Os encontros devem acontecer separadamente. Por enquanto, somente a Aliansce Sonae, que tem ativamente tentado fechar o negócio, confirmou presença na reunião, prevista para esta quarta-feira. A BrMalls, por sua vez, havia sinalizado a possibilidade de participar em outro dia desta semana, mas não confirmou. Exclusivos a associados da Amec – e entre os quais estão alguns dos principais investidores de ambas as empresas -, os encontros pretendem contribuir para um melhor entendimento do caso, que ganhou os holofotes do mercado.

Ambas concordam que a fusão é uma excelente estratégia para ganho de escala e aumento da rentabilidade no setor de shoppings. Mas não chegaram a um acordo sobre o prêmio a ser pago aos acionistas da BrMalls. O clima entre as duas empresas azedou de vez depois que a Aliansce teve negativas a duas propostas e passou a comprar ações da BrMalls na bolsa, a fim de eleger um novo conselho por lá.

Posição dominante

Se a fusão se concretizasse, os principais acionistas da Aliansce (Renato Rique, CPPIB, Alexander Otto Group e Sonae Sierra) teriam uma posição dominante na nova empresa (24%). Por isso, a BrMalls tem pedido um prêmio gordo para dar andamento às negociações. A BrMalls tem capital pulverizado, sem um acionista com o papel de dono. Mas nos bastidores, esse poder é exercido principalmente pelas gestoras Atmos e Velt, cada uma com cerca de 5% de participação.

Procurada, a Aliansce confirmou que participará do encontro. A BrMalls não respondeu ao questionamento da reportagem.

 

Esta nota foi publicada no Broadcast no dia 12/04/22, às 18h04.

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Tudo o que sabemos sobre:

shoppingsAmecAliansce SonaeBRMallsfusão

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.