PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Apetite por fatia da Novonor na Braskem, via B3, seria menor que esperado

Foto do author Cynthia Decloedt
Foto do author Cristiane Barbieri
Por Cynthia Decloedt (Broadcast) e Cristiane Barbieri (Broadcast)
Atualização:
A Braskem foi uma das empresas que fizeram recompra de bonds  Foto: Daniel Teixeira/AE

A oferta da fatia da Novonor (ex-Odebrecht) na Braskem, via mercado de capitais, pode ter mais dificuldade em andar do que foi imaginado. Na falta de um comprador, a venda do bloco de ações pela Bolsa foi a saída encontrada. Dessa maneira, o grupo em recuperação judicial trocaria sua participação por dinheiro ainda este ano - e atenderia ao desejo dos bancos credores, que querem aproveitar a valorização dos papéis da petroquímica. Alguns gestores, porém, têm dito que não comprarão o papel. Entre os motivos estão o fato de que o ciclo de alta das commodities se encerra este ano e de haver ainda muitas incertezas em torno da companhia, como o tamanho do passivo ambiental nas operações de sal-gema em Alagoas.

PUBLICIDADE

Para a venda a um ou alguns concorrentes do setor petroquímico - já que a operação poderia ser dividida entre as fábricas do Brasil e as de outros países -, os motivos são semelhantes. Não há clareza, por exemplo, se a Petrobras vai querer exercer o direito de receber o mesmo valor pago à Novonor por seus papéis. A Novonor detém 50,1% do capital votante e 38,3% do capital total da Braskem. A estatal é sócia, com 36,1% do capital total.

A leitura é que, sem um alinhamento entre os dois donos e sem um projeto claro para a Braskem, será difícil vender tantas ações, em valores que superam os bilhões de reais. Não se sabe se os sócios sairão integralmente ou se a empresa vai ao Novo Mercado, entre outras dúvidas. Um especialista resume em uma frase o problema: "falta um projeto, uma história com começo meio e fim". Procurada, a Novonor não respondeu a pedido de entrevista.

 

Esta nota foi publicada no Broadcast+ no dia 08/10/2021 às 19h27.

Broadcast+ é a plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Publicidade

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.