PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Após aéreas, setor de turismo pede prazo extra para reembolsos

Foto do author Circe Bonatelli
Por Circe Bonatelli (Broadcast)
Atualização:
Hotéis foram duramente afetados e muitos não conseguiram manter as portas abertas. Foto: Wilton Júnior/Estadão

A nova onda de covid-19 e a demora para o início da vacinação frustraram as expectativas de melhora dos negócios ligados ao turismo e levaram os empresários do setor a cobrar do governo federal ajuda igual à concedida às companhias aéreas. Um grupo formado pelas 20 maiores associações de hotelaria e lazer enviou ao Ministério do Turismo um ofício pedindo que o prazo para reembolso de diárias ou serviços cancelados em função da quarentena seja prorrogado até que a situação sanitária melhore. A expectativa é obter um prazo extra de seis meses a um ano para pagar os consumidores.

PUBLICIDADE

Aéreas. O governo federal já editou uma medida provisória para prorrogar até outubro as regras especiais de reembolso de voos cancelados devido à pandemia. Agora, o setor de hotelaria e lazer pede o mesmo tipo de benefício. Os empresários argumentam que a situação de 2021 segue igual ao ano passado, com cidades em lockdown, praias fechadas e crise econômica, ainda que o decreto de calamidade pública tenha expirado na virada do ano.

Reservas canceladas. O presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Orlando de Souza, diz que as viagens a lazer melhoraram nos últimos meses, mas já existe uma nova leva de cancelamentos de reservas por causa do avanço da pandemia.

Empregos. O argumento usado pelo presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, é de que o setor é intensivo em mão-de-obra e corre o risco de demissões em massa. Isso porque deixou de valer a regra especial para redução de jornada e salários, e as empresas terão que fazer novamente o desembolso integral, mas ainda não recuperaram a receita.

Resposta. O Ministério do Turismo solicitou informações mais detalhadas sobre o impacto econômico esperado pelos empresários. A partir daí a pasta irá analisar o assunto com os demais ministérios para decidir se adotará eventuais medidas de apoio.

Publicidade

 

Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 07/01/2021 às 18:35

O Broadcast+ é a plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acessehttp://www.broadcast.com.br/produtos/broadcastplus/

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.