PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Após embate sobre ESG, gestora Atmos entra na mira por briga de shoppings

Foto do author Fernanda Guimarães
Por Fernanda Guimarães
Atualização:
Shopping Villa Lobos, da BrMalls, na zona oeste de São Paulo. Foto: Filipe Araújo/AE

A gestora carioca Atmos causou polêmica por sua visão sobre os investimentos ESG (sigla para ambiental, social e governança, do inglês). Em carta recente, a gestora defendeu seu investimento na Eneva, geradora de energia à base de carvão, o combustível mais poluente. A carta levou Fabio Alperowitch, fundador da gestora FAMA e maior especialista em ESG do mercado financeiro brasileiro, a criticar o posicionamento da Atmos. Depois do embate, o investimento da Atmos na empresa de shoppings BrMalls será o próximo a ser olhado com lupa.

PUBLICIDADE

Nos bastidores, a gestora, dona de 5% das ações da BrMalls, tem sido apontada como a maior oponente da ideia de convocar uma assembleia de acionistas para votar a proposta de fusão feita pela Aliansce Sonae, em janeiro. A gestora é muito próxima da diretoria da BrMalls - da qual é, inclusive, vizinha de prédio no Leblon.

A postura da Atmos tem causado duras críticas de outros investidores. A visão é que a gestora e a própria empresa querem impedir que os demais acionistas votem se querem ou não a fusão. Outras gestoras, como Truxt, Oceana, Miles e SPX, defendem a convocação da assembleia.

O conselheiro da BrMalls, Mauro Cunha, que por anos foi o comandante da Amec, associação que representa os acionistas minoritários, defendeu a postura do conselho da empresa em não convocar a assembleia, em postagem em sua rede social, afirmando que o colegiado da companhia "irá sempre tomar as melhores decisões para seus acionistas". Sua postagem recebeu, rapidamente, o embate de minoritários que querem votar a proposta.

Procurados, Atmos e Cunha não quiseram se pronunciar.

Publicidade

 

Esta nota foi publicada no Broadcast no dia 05/04/22, às 16h00.

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.