PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Após ficar fora de leilão da Oi, espanhola Ufinet estuda parcerias

Foto do author Circe Bonatelli
Por Circe Bonatelli (Broadcast)
Atualização:
Rede móvel da Oi foi vendida por  R$ 16,5 bilhões  Foto: Paulo Vitor/Estadão

 

A multinacional espanhola Ufinet, atacadista de redes de fibra óptica, reviu a sua estratégia de crescimento no mercado brasileiro e desistiu, quase na última hora, de fazer uma oferta vinculante pela Infraco, da Oi, contrariando expectativas da sua presença no certame. Com isso, a operadora brasileira ficou com só duas proposta, segundo fontes. Nos bastidores, a Ufinet avaliou que, em vez de entrar numa disputa acirrada, seria mais interessante esperar o resultado do leilão e, mais adiante, tentar fechar parcerias com os futuros donos da Infraco para o desenvolvimento em conjunto de projetos de infraestrutura.

PUBLICIDADE

Deixa pra lá. A ofensiva da Ufinet foi desestimulada por um conjunto de fatores, como o valor elevado para entrar no negócio sozinha, os riscos de uma sociedade com a Oi (a operadora está em recuperação judicial), além da pouca experiência no mercado brasileiro. O ideal, portanto, seria se unir a investidores locais para projetos em regiões específicas.

Namoro ou amizade? As conversas estão mais adiantadas com o BTG Pactual, gestor do fundo de investimento em participações que encaminhou oferta vinculante pela Infraco - subsidiária da Oi avaliada em ao menos R$ 20 bilhões. O outro participante do leilão será o fundo norte-americano Digital Colony, que também investe em infraestrutura para telecomunicações, como data centers, torres e redes de fibra ótica. BTG Pactual e Digital Colony não comentam o assunto. A Coluna não conseguiu contato com a assessoria de imprensa da Ufinet.

Novata no Brasil. A Ufinet entrou no mercado brasileiro só em 2019, após a aquisição da Netell, empresa detentora de redes na região metropolitana de São Paulo. Ao todo, a multinacional possui mais de 70 mil quilômetros de cabos de fibra em 17 países, entre os quais Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Argentina e Chile na América Latina. A Ufinet nasceu como uma subsidiária da estatal espanhola de gás e foi comprada em 2014 pelo fundo inglês Cinven, que, em 2018, vendeu uma fatia de 21% para a Enel.

 

Publicidade

Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 25/01/2021 às 16:06

O Broadcast+ é a plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acessehttp://www.broadcast.com.br/produtos/broadcastplus/

Contato: colunabroadcast@estadao.com

 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.