EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

B3 e mercado discutem reduzir prazo de liquidação de ações para um dia

Foto: Daniel Teixeira/Estadão

PUBLICIDADE

Foto do author Altamiro Silva Junior
Por Altamiro Silva Junior (Broadcast)
Atualização:

Participantes do mercado financeiro começaram a discutir a mudança do prazo de liquidação das ações na B3. A mudança é técnica, mas terá impacto direto na vida do investidor, do grande e do pequeno. Atualmente, o prazo para processar a trocar de uma ação por dinheiro demora dois dias, o chamado D+2. A meta é reduzir para um único dia, o D+1 - como já deve acontecer nos Estados Unidos a partir de 2024.

PUBLICIDADE

Para o investidor de um fundo de ações, por exemplo, ao invés de demorar dois dias para cair na conta na hora do saque, a espera será de apenas um dia. Entre outros benefícios, a mudança diminuirá o risco de volatilidade e de contraparte (de a outra parte não honrar a operação), segundo o chefe de Securities Services do Citi, Roberto Paolino. Só o banco americano tem a custódia de R$ 1,1 trilhão de ativos de estrangeiros no Brasil e está participando das discussões para a mudança do prazo aqui e lá fora.

A redução para D+1 não precisa de mudança regulatória, de acordo com o diretor de Operações da B3, Daniel Demattio. A B3, no papel de câmara de compensação dessas operações, tem normas e quaisquer mudanças precisam ser aprovadas por Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Banco Central. Para se adaptarem, há ainda investimentos em automação e tecnologia que os participantes do mercado, como as corretoras, precisam fazer.

Mudança está mais avançada nos EUA

Em Wall Street, as conversas estão mais avançadas que no Brasil, com o objetivo de atingir a liquidação em um dia em um ano e meio. Na Índia, o mercado local já começou a testar a liquidação em um dia para ações menos líquidas, com a meta de levar para todo o mercado mais para frente.

Publicidade

Paolino, do Citi, afirma que a própria mudança nos EUA pode ajudar a acelerar as discussões para a transição aqui. Com prazos diferentes, pode haver descasamento de datas de liquidação para o investidor que faz arbitragem de ações do Brasil listadas em Nova York (os ADRs) ou de lá negociadas na B3 (os BDRs).

No passado, o prazo de liquidação no Brasil chegou a ser de 5 dias, caiu para 2 nos anos 90, período aliás em que nos EUA era de 3 dias e o Brasil acabou tendo de aumentar o prazo aqui sob pressão dos investidores americanos. Ele só foi reduzido novamente para dois dias em 2019, dois anos após os EUA também reduzirem seu prazo.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.