PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Boa Vista usa dados para antecipar comportamento do consumidor no crédito

Foto do author Matheus Piovesana
Por Matheus Piovesana (Broadcast)
Atualização:

A Boa Vista está começando a dar novos passos no uso de inteligência de dados para analisar o perfil de crédito dos brasileiros. O birô, que inaugurou em abril um Centro de Excelência em Analytics com 140 profissionais, colocou no mercado serviços como um sistema de pontuação para usuários de cartão de crédito, e um score que indica quais clientes inadimplentes estão mais propensos a renegociar dívidas. 

PUBLICIDADE

Os novos produtos analisam os dados da Boa Vista para tentar entender padrões de comportamento do consumidor na hora de pagar as contas. A pretensão é estar alguns passos à frente: ao invés de esperar que o cliente peça para renegociar uma dívida, por exemplo, um banco ou varejista poderá oferecer essa opção antes disso, e com juro menor.

Dados de crédito serão commodity

A aposta da Boa Vista é semelhante às que sua maior rival, Serasa Experian, vem fazendo. Com a perspectiva de que o open banking tornará os dados uma commodity, os birôs precisam ajustar prioridades. As montanhas de informações de consumidores, que eram seu maior ativo, passarão a ser um acessório para o mais importante: usar os dados para tornar a concessão de crédito mais precisa.

Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 12/05, às 18h15.

Publicidade

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Siga a @colunadobroad no Twitter

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.