A Boa Vista está começando a dar novos passos no uso de inteligência de dados para analisar o perfil de crédito dos brasileiros. O birô, que inaugurou em abril um Centro de Excelência em Analytics com 140 profissionais, colocou no mercado serviços como um sistema de pontuação para usuários de cartão de crédito, e um score que indica quais clientes inadimplentes estão mais propensos a renegociar dívidas.
Os novos produtos analisam os dados da Boa Vista para tentar entender padrões de comportamento do consumidor na hora de pagar as contas. A pretensão é estar alguns passos à frente: ao invés de esperar que o cliente peça para renegociar uma dívida, por exemplo, um banco ou varejista poderá oferecer essa opção antes disso, e com juro menor.
Dados de crédito serão commodity
A aposta da Boa Vista é semelhante às que sua maior rival, Serasa Experian, vem fazendo. Com a perspectiva de que o open banking tornará os dados uma commodity, os birôs precisam ajustar prioridades. As montanhas de informações de consumidores, que eram seu maior ativo, passarão a ser um acessório para o mais importante: usar os dados para tornar a concessão de crédito mais precisa.
Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 12/05, às 18h15.
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