PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Bradesco diz não ter pressa para achar sócios para seus bancos digitais

Foto do author Altamiro Silva Junior
Foto do author Matheus Piovesana
Por Altamiro Silva Junior (Broadcast) e Matheus Piovesana (Broadcast)
Atualização:
Next, uma das marcas de banco digital do Bradesco    Foto: Egberto Nogueira

Mais do que atrair novos clientes para seus bancos digitais, o Bradesco tenta fazer com que os atuais correntistas usem mais produtos financeiros de Next, Bits e Digio, as três marcas da casa. O banco avalia ter um sócio nessa estratégia, mas em tempos de juros em alta e reprecificação mundial dos ativos de risco, não tem pressa.

PUBLICIDADE

"Não temos urgência. Esse negócio vai começar a dar lucro e trazer por equivalência o lucro para dentro do Bradesco", disse à coluna o presidente do banco, Octavio de Lazari, no encerramento do Fórum Econômico Mundial, em Davos.

Os bancos digitais do Bradesco viveram dois anos de rápido crescimento. Agora, a prioridade é colher os frutos. Lazari afirmou que houve uma escolha: crescer em velocidade menor, mas usando parte do investimento para fidelizar e aumentar o ganho com cada cliente. "É menos investimento em aquisição para rentabilizar o cliente que já conquistou." Neste momento, disse, a conta se paga.

Investidores repensam valores atribuídos a neobancos

Esse é o tipo de estratégia que está no centro das atenções do mercado quando se fala em bancos digitais. Com as captações de recursos mais caras e o crédito piorando, investidores têm reavaliado os valores que atribuem aos neobancos, uma vez que ou eles abrem mão do crescimento ou pagam o preço de uma inadimplência mais alta.

Publicidade

A recepção aos balanços de Nubank e Inter no primeiro trimestre escancarou essa avaliação. A fintech conhecida pelo cartão de crédito roxinho manteve o pé no acelerador. O banco mineiro, por sua vez, preferiu a cautela.

Nessa corrida por rentabilidade, o Bradesco aposta na ampla prateleira de produtos de seu principal negócio. Como mostrou a Coluna em março, é a essa cesta de opções que o Digio, controlado exclusivamente pelo Bradesco desde o começo do ano, pretende recorrer para ampliar seu raio de atuação, com produtos como seguros e crédito imobiliário, que ajudam a "prender" mais o cliente.

Segundo Lazari, as pessoas já têm duas ou três contas digitais. Assim, chega um momento em que o ritmo de crescimento diminui. "A pizza é uma só", observou.

Momento não é favorável para venda

Lá na frente, se aparecer um sócio estratégico que pague um valor atraente, Lazari afirmou que o Bradesco vai pensar na venda de parte do capital de seus bancos digitais. Agora, porém, não é o momento: o ambiente tanto interno, com o juro em dois dígitos e inflação, quanto externo, não são favoráveis.

Publicidade

O presidente do conselho do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, disse que essa reprecificação "muito forte" de ativos de maior risco ainda não acabou, pois o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) está apenas no começo de seu ciclo de elevação de juros. O reflexo imediato é que o custo do dinheiro no mundo está ficando mais caro.

Se antes havia dinheiro fácil e barato, agora o investidor leva mais em conta o risco dos investimentos e quer rentabilidade, de acordo com Trabuco. Assim, esse investidor monitora pontos como o retorno patrimonial ou o impacto que a inadimplência pode ter na carteira daquele banco.

 

Esta nota foi publicada no Broadcast no dia 27/05/22, às 11h54

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.