PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Cimento sobe até 16% em São Paulo e imóvel deve ficar mais caro

Foto do author Circe Bonatelli
Por Circe Bonatelli (Broadcast)
Atualização:
Secovi-SP reúne principais empresas de construção civil do País. Foto: Werther Santana/Estadão

O aumento nos custos dos materiais de construção - problema que atormenta as construtoras e os consumidores desde o ano passado - parece não dar trégua. A bola da vez é o cimento e os seus derivados - que respondem por cerca de 5% do orçamento da obra de um prédio residencial.

PUBLICIDADE

Votorantim, Holcim, Intercement, Supermix e Cortesia enviaram cartas às incorporadoras da região metropolitana de São Paulo nas últimas semanas anunciando reajustes que variam de 10% a 16% de cimento, concreto e argamassa.

Cimenteiras dizem que tiveram alta em seus custos

As cimenteiras dizem que foi necessário compensar o aumento em seus próprios custos de produção e transporte. Segundo as empresas da área, o principal vilão do período foi o diesel, que encareceu os fretes. Mas há outros problemas, como a variação cambial.

Algumas fornecedoras também deixaram de trabalhar com vendas antecipadas às construtoras, prática que "trava" os preços negociados. Ou seja, todos os pedidos expedidos após a data de reajuste serão faturados com os preços novos (e mais altos).

Publicidade

Os comunicados contrariaram as construtoras, que veem não apenas repasse de custos, mas também ganho real das fornecedoras. A preocupação é que o bolso do comprador de imóvel não tem conseguido acompanhar o aumento nos preços das moradias.

O Índice Nacional de Custos da Construção (INCC) acumula alta de 11,5% nos últimos 12 meses e voltou a acelerar em março e em abril. O mês de maio também deve começar a refletir a subida de custos com mão de obra. Os trabalhadores de São Paulo, por exemplo, tiveram dissídio de 12,5% que começará a ser pago neste mês.

 

Esta nota foi publicada no Broadcast no dia 17/05/22, às 16h25

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.