EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Com aval da CVM, Stone se aproxima da aquisição da Linx

PUBLICIDADE

Foto do author Fernanda Guimarães
Por Fernanda Guimarães
Atualização:
 Foto: Gabriela Biló/Estadão

O aval dado pelo colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para que os fundadores da Linx possam votar na assembleia marcada para a próxima terça-feira, dia 17, mudou a dinâmica do processo, colocando a Stone bem próxima de levar a companhia. A decisão se tornou pública tarde da noite na última sexta-feira, dia 13, e alterou as peças do tabuleiro. Os fundadores da Linx tem 14% da companhia, ou 27 milhões de votos. A Stone precisa de 50% mais um do capital da Linx favoráveis à incorporação, independentemente do quórum da assembleia. Dos votos que chegaram pelos boletins de voto à distância - cerca de 27% do capital total, o correspondente a 47 milhões de ações -, 24 milhões foram favoráveis e 23 milhões contra a transação. O que parecia um caminho duro para a Stone, se tornou muito mais fácil, com o entendimento do colegiado de que não há um caso claro de conflito de interesse no voto dos fundadores, que receberão com a operação um valor relacionado a uma cláusula de não-competição.

PUBLICIDADE

Em miúdos. Para ter a operação aprovada, a Stone precisa de 87,8 milhões de votos - 50% mais um do total das ações. Com o aval do regulador, já colocou 27 milhões no bolso.

Quase lá. A conta matemática mudou. A Stone já tem cerca 61,4 milhões de votos favoráveis à operação. Aqui na conta entra também os cerca de 9,5 milhões de ações que a Stone possui da Linx. Faltam, assim, cerca de 25,6 milhões para passar a régua na conta.

Contas. O restante agora, virá dos minoritários da Linx. Entre eles, há situações como o Itaú, que tem cerca de 8 milhões de votos e já indicou que não dará o aval, e a gestora escocesa Abeerden, que pediu ao regulador adiamento da assembleia. Os pedidos de adiamento foram indeferidos pela CVM também na sexta-feira.

Ótica. Na Stone, a visão já era positiva antes do sinal verde da CVM e a percepção foi de que houve uma inversão do sentimento em relação à operação, principalmente depois dos ajustes realizados e um pequeno aumento do preço. Ainda corrobora o fato de a gestora Fama, primeira a se posicionar contra a operação, ter zerado recentemente sua posição. Já a Itaú Asset reduziu nesta semana sua fatia na Linx para menos do que 5%. Procuradas, a Linx e Stone não comentaram.

Publicidade

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.