PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Com militares em 24 postos de comando, energia sofre em ações contra crise

Foto do author Cristiane Barbieri
Por Cristiane Barbieri (Broadcast) e Anne Warth
Atualização:
Oficiais ocupam postos de liderança também em Itaipu  Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

O presidente Jair Bolsonaro colocou militares em pelo menos 24 posições estratégicas do setor de energia. Além do próprio ministro das Minas e Energia, general Bento Albuquerque, há mais oficiais nas lideranças de MME, Itaipu, Petrobras, bem como na superintendência da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Com o agravamento da crise energética, a avaliação de especialistas é que os alertas à população deveriam estar sendo feitos de forma mais contundente e as discussões sobre um eventual racionamento precisariam estar sendo aprofundadas neste momento. Em energia, o planejamento não é simples e as negociações levam meses. Porém, por força do treinamento recebido e por não terem um currículo na área a zelar, os militares da energia estariam deixando de lado práticas mais eficientes do setor e priorizando determinações de Bolsonaro, que teme o impacto de um racionamento em sua tentativa de reeleição.

PUBLICIDADE

Bento Albuquerque, por exemplo, queria ter falado sobre o agravamento da crise hídrica em cadeia nacional de rádio e TV na semana passada. A iniciativa teria sido vetada pelo presidente. Diante da persistente piora no nível dos reservatórios, o pronunciamento foi veiculado nesta terça-feira, 31.

Bolsonaro também deixou o ministro numa saia-justa no debate sobre o pagamento de taxas pelos donos de painéis solares. Embora os técnicos fossem favoráveis à cobrança, Bolsonaro interditou o debate, ao se colocar contra o que chamava de "taxar o sol". Um projeto de lei sobre o assunto foi aprovado há poucas semanas na Câmara, sob uma articulação bastante discreta e liderada pela equipe do MME. O texto ainda precisa passar pelo Senado.

Crise adiada

A crise, para os especialistas, não foi causada pelo comando militar. O setor vive sob ameaça há quase uma década - e o colapso só não aconteceu por crises econômicas sucessivas. Porém, quem convive com as reviravoltas da área há anos diz que o aparelhamento das instituições de acordo com interesses do governo da vez, em detrimento de uma política de Estado, é um movimento que reforça a fragilidade institucional à qual estatais e órgãos públicos de controle estão submetidos. Procurado, o MME não se pronunciou.

Publicidade

O Estadão/Broadcast já havia mostrado o movimento da militarização da energia, em março. Leia mais aqui.

 

 

Esta nota foi publicada no Broadcast+ no dia 31/08/21 às 19h24.

O Broadcast+ é a plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse 

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.