PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Com ofertas de ações, Banco Modal busca recursos para reforçar banco digital

Foto do author Cynthia Decloedt
Por Cynthia Decloedt (Broadcast)
Atualização:

Depois da venda da participação de 35% para o Credit Suisse, aquisições como as da casa de research Eleven, e a reorganização de suas operações, o Banco Modal finalmente deve ir à Bolsa. O grande foco dos recursos a serem captados com a oferta de ações (IPO, na sigla em inglês) será o banco digital, o Modalmais. A intenção é dar musculatura à operação e concorrer em um modelo de negócio de serviços bancários, onde a XP também deve investir forte neste ano. Além do Credit Suisse, Bank of America e o Itaú BBA também integram o sindicato de bancos da oferta.

PUBLICIDADE

Investimento é crédito. O modelo de banco digital do Modal é baseado no investimento, o que evita o comprometimento do balanço em operações de crédito. O banco origina as ofertas de crédito aos clientes, as transforma em instrumento de dívida, e oferece como investimento na sua plataforma. O chamado crédito colateralizado, em que o cliente toma recursos dando o investimento que tem na casa como garantia, já está presente no leque de serviços do banco e entre as vertentes de expansão do negócio. Procurado, o Banco Modal não quis comentar.

Copia e cola. Essa estrutura conhecida como "asset light" dos bancos digitais faz parte das inovações de serviços que a indústria de plataformas de investimento têm mergulhado, em meio ao crescimento da concorrência e investimentos em tecnologia. A XP, por exemplo, anunciou na terça, 23, que vai se dedicar a seu banco digital neste ano e incomodar as instituições financeiras tradicionais na área de crédito. A estratégia é também de asset light, já que a casa nasceu e quer manter sua identidade disruptiva e líder no segmento de investimentos.

 

Esta nota foi publicada no Broadcast+ no dia 24/02/2021

O Broadcast+ é a plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Publicidade

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acessehttp://www.broadcast.com.br/produtos/broadcastplus/

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.