EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Com ofício da B3 em mãos, Eneva prepara nova oferta por AES Tietê

PUBLICIDADE

Foto do author Fernanda Guimarães
Por Fernanda Guimarães , Wellington Bahnemann e com colaboração de Luciana Collet
Atualização:

 

Depois da B3 reafirmar o direito dos acionistas preferencialistas de empresas listadas no Nível 2 (um dos segmentos de governança corporativa da bolsa), a Eneva já está nos trâmites finais para colocar na mesa mais uma oferta para incorporar a AES Tietê, apurou o Broadcast.

PUBLICIDADE

Há um pouco mais de uma semana, a Eneva retirou a sua proposta pelo ativo, porque a AES Corp disse que não admitiria que um voto com poder restrito, tal qual o concedido à ação preferencial, pudesse afastar a vontade daqueles com direito a voto em uma matéria como esta.

No desenho final da nova oferta, agora o valor total da transação deverá subir ligeiramente, de R$ 6,6 bilhões para R$ 6,9 bilhões, conforme fontes. A oferta deve manter o uso de ações da Eneva como parte do pagamento de modo a caracterizar a operação como incorporação - o entendimento é que se a oferta for paga 100% em dinheiro, a operação se torna uma aquisição, e os preferencialistas não têm direito a voto sobre esta matéria.

Por enquanto, a administração da diretoria-executiva da geradora térmica ainda não tem um novo mandato do seu conselho de administração para apresentar uma nova oferta pelo ativo. No entanto, segundo apurou o Broadcast, essa é uma questão que rapidamente pode ser endereçada, caso aja o entendimento de que já haveria ambiente para a Eneva lançar uma nova proposta pela AES Tietê.

Hoje pela manhã, a AES Corp, já se antecipando à nova oferta, questionou o ofício da B3 e pediu que seja considerado sem efeito. Segundo apurou o Broadcast, a intenção da Eneva é aguardar o resultado desta nova interação entre a AES Corp e a B3 para lançar a sua nova oferta pela AES Tietê. Confiante, porém, de que a B3 vai reafirmar a sua posição, a geradora térmica tem mantido interações com os demais acionistas da Tietê, como Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sinalizando que ainda tem muito interesse em viabilizar o negócio.

Publicidade

A expectativa das fontes é que, mesmo com a B3 reafirmando a sua posição sobre o direito dos preferencialistas em assembleia de acionistas sobre incorporações, a discussão vá para a câmara arbitral. Esse é o fórum de discussão também definido nas regras do Nível 2, as quais estão sendo postas agora em xeque pela AES Corp.

Desde que a Eneva retirou a sua oferta por conta desta possível briga entre os acionistas da AES Tietê, a B3 foi muito pressionada pelo mercado para se posicionar sobre o tema, inclusive pela empresa americana e pela geradora térmica, além de juristas ligado ao direito societário. A visão era de que a tese da AES Corp poderia provocar uma instabilidade regulatória no mercado de capitais tão grande que isso poderia afetar futuros IPOs na bolsa brasileira. Diante disso, a cúpula da B3 se reuniu na última sexta-feira para debater o assunto.

A B3 destacou ontem, em seu ofício, que não é algo automático que a decisão de uma transação fique na mão dos acionistas preferencialistas, como argumentou a companhia norte-americana. Isso porque esse ponto depende dos diferentes arranjos societários. "Em um número significativo de companhias listadas no Nível 2, o acionista controlador administra sua estrutura de capital mantendo, para si, um número de ações ordinárias e preferenciais que, somadas, garantem-lhe mais de 50% de participação no capital social", segundo o documento da B3, enviado ao mercado.

Dessa forma, controladores de empresas com essa estrutura de capital terão a sua vontade prevalecendo, seja porque possui sozinho mais da metade do capital social, seja porque os minoritários, titulares de ações ordinárias e preferenciais, não são capazes ou não possuem interesse de se mobilizar para se colocarem contra. Essa era a condição anterior da AES Tietê quando a empresa era controlada pela Brasiliana, veículo de investimento controlado pela AES Corp e pelo BNDES que detinha mais de 50% da geradora.

Após a venda da distribuidora AES Eletropaulo para a italiana Enel, a AES Corp e BNDES realizaram um processo de simplificação societária, e passaram a deter participações acionárias diretas na AES Tietê. Atualmente, a AES Corp possui 24,35% do capital total da geradora, sendo que detém 61,61% das ações ordinárias. Ou seja, se os preferencialistas quisessem, poderiam decidir a favor pela incorporação da Eneva.

Publicidade

Com 28,41% do capital total, o BNDES é hoje o maior acionista minoritário na AES Tietê, o que explica o interesse da Eneva em sinalizar à instituição que ainda tem interesse na operação. O banco de fomento se tornou sócio da elétrica americana no Brasil após a AES Corp não efetuar o pagamento de empréstimo (debêntures conversíveis em ações), passivo este transformado em participação acionária e que resultou na criação da Brasiliana. Esse histórico societário da AES Tietê e a diluição por conta de empréstimos não pagos ao BNDES serão argumentos na manga para eventual litígio entre as partes, apurou o Broadcast.

Essa matéria foi publicada no Broadcast, em 28/04/2020, às 11:23:15

Siga a @colunadobroadcast no Twitter

Quer saber mais sobre o Broadcast? Fale conosco

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.