PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Com parecer técnico desfavorável do TCU, governo intensifica diálogo sobre ferrovia Carajás, da Vale

Foto do author Amanda Pupo
Por Amanda Pupo (Broadcast)
Atualização:
Estrada de Ferro Carajás, no Pará, da Vale. FOTO AGENCIA VALE Foto: Estadão

Após a área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) apresentar parecer desfavorável a renovação antecipada da Estrada de Ferro Carajás (EFC), da Vale, o governo federal intensificou o diálogo com o gabinete do relator do processo, o ministro Bruno Dantas. Responsável pelo ativo, o Ministério da Infraestrutura deve enviar nos próximos dias um memorial para esclarecer pontos levantados pela Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura Portuária e Ferroviária do TCU (SeinfraPortoFerrovia).

PUBLICIDADE

Apesar da posição da área técnica, a pasta está confiante no projeto de prorrogação da EFC, que está sob administração da Vale desde 1997. O governo conseguiu efetivar a primeira renovação antecipada de ferrovias ao assinar, na semana passada, o aditivo com a Rumo, que opera a Malha Paulista. Esse processo também foi alvo de apontamentos críticos da SeinfraPortoFerrovia. Nos dois casos, a área técnica questionou se os projetos seriam vantajosos, por exemplo.

STF já deu aval à renovação antecipada de concessões ferroviárias

Como relator, Bruno Dantas deverá analisar os argumentos e só então levar o processo ao plenário do TCU. Eventualmente, mais informações poderão ser requisitadas. Dentro do Ministério da Infraestrutura, há expectativa de que o tema possa ser resolvido na Corte até agosto.

No TCU e no governo há quem avalie reservadamente que integrantes da área técnica do tribunal têm resistências quanto à política de renovação antecipada de ferrovias - papel que não lhes caberia. Um membro da Corte diz que a estratégia já recebeu aval inclusive do Supremo Tribunal Federal (STF) no início do ano. Na ocasião, o STF decidiu manter em vigor a lei que dá base ao programa de renovação antecipada de ferrovias. Ajustes por parte do TCU, no entanto, não estão descartados.

Publicidade

Notícia publicada no Broadcast no dia 02/06/2020, às 11:24

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Siga a @colunadobroad no Twitter

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.