PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Com preço desfavorável, Caixa descarta venda de ativos em 2022

Foto do author Matheus Piovesana
Por Matheus Piovesana (Broadcast)
Atualização:
Sede da Caixa em Brasília  Foto: André Dusek/Estadão

As vendas de ativos que estavam na fila da Caixa Econômica Federal (CEF) devem escorregar para o próximo ano. Com o mercado de capitais fechado, operações como a venda de ações da Caixa Asset e da bandeira de cartões Elo, de que o banco é sócio junto com Bradesco e Banco do Brasil, dificilmente sairão em 2022, afirma o vice-presidente de finanças e controladoria da instituição, Rafael Morais. A Caixa não tem pressa: está bem capitalizada. Entretanto, o alongamento do calendário pode colocar o futuro das operações em xeque.

PUBLICIDADE

A Caixa, hoje, tem um dos índices de capitalização mais confortáveis entre os grandes bancos do País. Segundo Morais, isso faz com que a venda de ativos deixe de ser uma corrida por capital e se torne uma busca pelo melhor preço. "Qualquer momento ao longo deste ano pode não capturar o melhor valor para a operação", diz.

Papéis da gestora e da Elo estavam na fila para venda

Um dos mandatos da gestão de Pedro Guimarães, que assumiu a Caixa no começo do governo de Jair Bolsonaro e deixou o cargo em junho, após denúncias de assédio sexual, era reduzir o tamanho do banco. Com esse intuito, a CEF abriu a capital de sua operação de seguros, se desfez das ações do Banco Pan e fechou a Caixapar, polêmico braço de participações societárias.

Havia mais operações na fila, como as vendas de papéis da gestora e da Elo. Ambas aconteceriam este ano, no primeiro semestre, mas foram travadas pelo fechamento da janela no mercado de capitais brasileiro, em que praticamente só a privatização da Eletrobras emplacou. Com a proximidade da eleição e os mercados globais ainda fechados, dificilmente algo sairá em 2022.

Publicidade

O ponto é que, a depender do resultado das eleições presidenciais, a Caixa pode chegar a 2023 com uma nova gestão e, principalmente, novas diretrizes. O candidato do PT à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera as pesquisas, tem defendido que os bancos públicos assumam outro papel, provavelmente com a expansão de seus balanços.

 

Esta nota foi publicada no Broadcast+ no dia 18/08/2022, às 17h42. O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.