Concorrência faz bancos apertarem margem em crédito a empresas no 1º trimestre

Concorrência faz bancos apertarem margem em crédito a empresas no 1º trimestre

Marcelo Mota

21 de maio de 2021 | 05h15

Foto: Nilton Fukuda/Estadão

Os efeitos benéficos da competição no setor financeiro já se fazem notar nos empréstimos concedidos a empresas pelos cinco maiores bancos do País. Conforme estudo realizado pelo marketplace de crédito Capital Empreendedor, nas seis linhas com recursos livres mais relevantes no financiamento a negócios, o spread (diferença entre a taxa pela qual os bancos captam recursos e a cobrado no repasse) encolheu 10%, entre janeiro e março, mesmo com a retomada, nesse período, da elevação da taxa básica pelo Banco Central (BC).

O aperto na margem dos bancos não vem do segmento de grandes empresas, em que as taxas já são competitivas. A concorrência vem se acirrando entre empresas médias ou menores, até micro. Com base em dados do BC, a Capital Empreendedor observou que o chamado middle market vem se expandindo a uma velocidade duas vezes mais rápida que a carteira de grandes empresas. Entre fevereiro de 2020, antes que a pandemia se instaurasse, e fevereiro deste ano, as carteiras de crédito a micro, pequenas e médias empresas dobraram de tamanho, ou até mais que isso.

Bons pagadores

Mesmo com a escassez de recursos imposta pela pandemia, a inadimplência entre micro, pequenas e médias empresas surpreendeu. Entre as menores, os créditos com atraso superior a 90 dias cederam, em um ano, de 4,28% para 3,23%, em fevereiro último. Entre as pequenas empresas, o calote caiu de 2,72% para 1,71%, na mesma comparação, chegando a 1,5% no fim do ano passado, menor nível histórico do indicador. Nas médias, ficou em 1,16%, em fevereiro, vindo de 1,9%, um ano antes, quando a pandemia ainda não havia afetado os números.

Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 20/05, às 17h09.

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Tudo o que sabemos sobre:

créditoBancospequenas empresasjurosspread

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.