EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Confiança do consumidor baixa a nível próximo do apurado no auge da primeira onda da covid-19

PUBLICIDADE

Foto do author Matheus Piovesana
Por Matheus Piovesana (Broadcast)
Atualização:
 Foto: Alex Silva/Estadão

Diante dos esperados efeitos econômicos da segunda onda da pandemia no Brasil, a disposição do consumidor em gastar nos próximos meses também regrediu a níveis similares aos do primeiro ciclo, em meados do ano passado. Em uma escala que vai até 200 pontos, a confiança do consumidor brasileiro está em 81 pontos, de acordo com o Índice Nacional de Confiança (INC) de fevereiro, medido pela startup Behup para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). É o menor patamar desde julho, quando o índice foi de 79 pontos.

PUBLICIDADE

Para baixo. O índice de fevereiro é maior que os 77 pontos registrados em maio e junho de 2020, auge do impacto da covid sobre o indicador até aqui. Mas está abaixo dos 87 pontos alcançados em outubro, maior nível desde o início da pandemia. O índice está em queda desde novembro.

Solo instável. Um total de 36% dos entrevistados consideram que seus empregos e os de familiares correm mais riscos do que há seis meses, e 48%, que suas condições financeiras estão "muito ruins". Os dois números explicam a baixa disposição para colocar a mão no bolso: apenas 27% dos entrevistados sentem-se mais confiantes em comprar uma casa ou um carro, por exemplo. Ao todo, 1.500 brasileiros foram ouvidos pela pesquisa.

 

Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 15/03, às 15h54.

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Publicidade

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse http://www.broadcast.com.br/produtos/broadcastplus/

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.