EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Conta digital da Uber, operada pelo Digio, ultrapassa os 420 mil usuários

PUBLICIDADE

Foto do author Matheus Piovesana
Por Matheus Piovesana (Broadcast)
Atualização:
Uber lançou conta digital em parceria com o Digio, do Bradesco.  Foto: Patrícia Cançado/Estadão

 

Em seu primeiro ano de funcionamento, a conta bancária digital oferecida pela Uber aos motoristas, a Uber Conta, ultrapassou 420 mil usuários. Parceria do aplicativo de mobilidade com o Digio, banco digital do Bradesco, a conta registrou 291 milhões de repasses de ganhos com corridas para os motoristas.

PUBLICIDADE

Por meio da conta digital, a Uber envia o dinheiro aos motoristas segundos após a corrida ou a entrega, enquanto no modelo "tradicional" os repasses são semanais, o que por vezes deixa o motorista sem dinheiro para abastecer, por exemplo.

A funcionalidade ajuda a aumentar o engajamento com o aplicativo: está atrelada ao Uber Pro, programa de fidelidade da Uber para os motoristas, e permite pagar contas e receber ou fazer transferências. Não há taxas de manutenção, e os condutores têm acesso a cartões com a bandeira Elo.

"Está acima do que a gente esperava em termos de quantidade de contas abertas e volume de transações", diz Eid Tayar, superintendente executivo de novos negócios do Digio, que usa como exemplo a movimentação de R$ 104 milhões no primeiro ano para o pagamento de boletos e contas. "Isso nos mostra que a Uber Conta passa a fazer parte da vida dos motoristas."

Para o Digio, a parceria traz novas possibilidades de busca por clientes, em um segmento disputado. "Ela se torna um canal de originação de clientes e de distribuição do portfólio de produtos Digio."

Publicidade

Podem abrir a conta digital os motoristas da Uber que tenham concluído ao menos 100 viagens ou entregas, tenham contas ativas há pelo menos 28 dias e não tenham retenções legais. A conta oferece cashback em compras em diferentes estabelecimentos e desconto em combustíveis na rede de postos Ipiranga.

Com a maior integração ao Bradesco, que se tornou seu único controlador neste ano, o Digio espera aumentar a oferta de produtos e serviços. Na semana passada, entrou no mercado de seguros, em parceria com a seguradora do Bradesco, a Aon e a Odontoprev. Segundo Tayar, os novos produtos podem futuramente chegar à Uber Conta.

Dinheiro digital

As plataformas digitais de corridas viveram ao menos um choque cultural ao desembarcarem no Brasil na década passada, enquanto as fintechs ainda engatinhavam e o Pix soava como ficção científica. Em um exemplo, a chinesa Didi, dona da 99, decidiu trazer ao Brasil um cartão virtual para que os motoristas recebessem o dinheiro das corridas, após constatar que muitos deles não tinham conta em banco.

A própria Uber passou a aceitar dinheiro vivo no pagamento das corridas no Brasil, o que ajudou a conquistar clientes desbancarizados, mas também trouxe riscos à segurança de passageiros e motoristas. Aliada ao Pix, porém, a conta digital tem ajudado a amenizar o problema.

Publicidade

"Vemos crescendo muito a entrada de dinheiro (nas contas) com pagamento via Pix. Não imaginávamos que isso iria acontecer", disse Tayar. O Pix é liberado para todos os clientes da Uber Conta. É possível, ainda, fazer transferências para outros bancos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.