EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Crise do coronavírus pode ter efeito positivo para as seguradoras

Ao contrário do que se vê na maioria dos setores econômicos, com reflexos extremamente negativos, a crise gerada pelo novo coronavírus pode ter um efeito reverso no mercado de seguros aqui e ao redor do globo. Apesar de ser um vento totalmente contrário do lado das vendas, a urgência da Covid-19 e as medidas adotadas para contê-la estão reduzindo drasticamente a sinistralidade em vários segmentos como no seguro saúde e de automóvel, e ainda pode beneficiar companhias que atuam com seguros de vida e previdência privada. Isso significa, na prática, diminuir os custos das seguradoras, o que é positivo para os resultados.

PUBLICIDADE

Foto do author Aline Bronzati
Por Aline Bronzati (Broadcast)
Atualização:

Efeito calendário. No seguro saúde, o número de procedimentos eletivos, como cirurgias e exames, diminuiu radicalmente neste período. No lugar, crescem demandas emergenciais pela Covid-19, mas, ainda assim, executivos não esperam, ao menos até agora, uma compensação em termos de custos por conta da postergação. Tanto é que hospitais sofrem com a perda inesperada de receitas. Mesmo após a crise, não é esperada uma corrida para realizar todos os procedimentos eletivos que ficaram para trás.

PUBLICIDADE

Ruas vazias. Enquanto isso, as medidas de isolamento social colocaram todos dentro de suas casas e esvaziaram as ruas, o que, por sua vez, diminui o número de colisões de automóveis. A trégua vem depois da piora da sinistralidade no início do ano com chuvas além da conta. Aqui, porém, a 'economia' das seguradoras é minada pela redução das receitas financeiras devido à queda dos juros básicos, a Selic.

Destrava. No caso dos seguros de vida e planos de previdência, um efeito 'positivo' que pode ocorrer no mercado brasileiro - e, principalmente, no exterior, é a liberação de parte de reservas das seguradoras para fazer frente a indenizações futuras. Tal destravamento pode ocorrer no caso dos contratos de renda vitalícia, ou seja, quando o segurado opta por pagamentos mensais até o fim da vida. Se não está prevista a transferência para um cônjuge, esses recursos ficam com as seguradoras.

Risco coberto. Por outro lado, um grupo de quase 30 companhias do setor se antecipou e garantiu a cobertura para casos de coronavírus no seguro de vida, uma vez que pandemia é um risco excluído das apólices. O movimento pró-ativo ocorre após um raio-x nas carteiras para identificar futuras indenizações e não deve resultar em um impacto elevado em termos de sinistros.

Com a palavra. Em recente posicionamento, o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Marcio Coriolano, destacou, que, do ponto de vista dos negócios, há 'certa unanimidade' de que as consequências da pandemia deverão impactar severamente o setor. Dentre os reflexos internos, citou aumento na frequência do setor de saúde e redução no número de beneficiários e maiores indenizações no seguro de vida.

Publicidade

 

Siga a @colunadobroadcast no Twitter

Quer saber mais sobre o Broadcast? Fale conosco

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.