EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Crítica da Anatel a TCU no 5G causa temor de reviravolta em edital

PUBLICIDADE

Por Anne Warth
Atualização:
Iniciativa 5G teve adesão de 421 provedores, que têm 6 milhões de clientes  Foto: John Sibley/Reuters

Uma nota divulgada no site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) caiu como uma bomba sobre o edital do 5G, que está sendo votado hoje pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O comunicado foi elaborado pelo presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais. Em um dos trechos, ao defender o trabalho da agência na elaboração do edital, Morais diz que as críticas da equipe técnica do TCU em relação ao modelo de precificação das faixas são "mero palpite não fundamentado ou desconhecimento do assunto".

PUBLICIDADE

O teor da nota foi considerado desnecessário. Três, dos cinco conselheiros, não foram consultados sobre o comunicado. O temor, agora, é que a agressividade contra a equipe do TCU possa se voltar contra o edital, que já contava com sete votos favoráveis. O único ministro contra a proposta era Aroldo Cedraz, que vai apresentar seu voto-vista nesta tarde.

O conselheiro Carlos Baigorri disse à Coluna que a divergência de posições faz parte do debate e que não corrobora os ataques aos técnicos do TCU. Para ele, se a nota tivesse sido debatida entre os conselheiros, não contaria com tantos "exageros retóricos".

Vicente Aquino disse que a nota é inoportuna e inapropriada em um momento sensível, às vésperas da aprovação do edital. Ele afirmou considerar os técnicos da corte de contas capazes e dignos de respeito, assim como os ministros do TCU. Moisés Queiroz Moreira, por sua vez, disse que não foi consultado sobre o comunicado e não apoia seu teor. Ele afirmou que considera a equipe técnica do TCU "extremamente competente" e que sempre manteve bom relacionamento com todos.

 

Publicidade

Esta nota foi publicada no Broadcast+ no dia 25/08/21 às 13h14.

O Broadcast+ é a plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse 

Contato: colunabroadcast@estadao.com

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.